3 formas de evitar o superaquecimento no seu computador

Esse post é para você que você possui um PC para games ou para trabalhos que demandam muito processamento, tais como: edição e gravação de áudio, edição de vídeo, Autocad, edição profissional de fotos etc. Se essa é a sua realidade, certamente já se deparou com superaquecimento do computador e a consequente baixa de desempenho que esse


Esse post é para você que você possui um PC para games ou para trabalhos que demandam muito processamento, tais como: edição e gravação de áudio, edição de vídeo, Autocad, edição profissional de fotos etc. Se essa é a sua realidade, certamente já se deparou com superaquecimento do computador e a consequente baixa de desempenho que esse problema ocasiona. 

Vale lembrar que além da alta demanda de processamento de algumas aplicações, a poeira e a falta de manutenção também figuram entre as principais causas do superaquecimento dos computadores. Sendo assim, falaremos sobre 3 formas para contornar esse problema, garantindo que sua máquina não decepcione na hora daquela cena de explosões nos games ou naqueles seus projetos pesados de edição. Vamos lá!

1. Coolers são a opção mais comum para evitar o superaquecimento no seu computador

Os processadores dispõem de dissipadores de calor, os quais consistem em pequenas chapas de metal ou zinco que atenuam as altas temperaturas do componente. Entretanto, apenas esse recurso não é suficiente para a tarefa e, por isso, sobre esses dissipadores, existem os coolers.

Os coolers são ventoinhas ou ventiladores que servem para ajudar o dissipador de calor a resfriar determinados componentes do seu PC. Existem, no entanto, diversas opções no mercado:

Air Cooler

Esse é, certamente o tipo mais comum. Existe em diversos formatos, mas o mais utilizado é o formato “cooler box”, que consiste em uma ventoinha fixada acima de um dissipador de calor em formato de cubo.

Esse mecanismo já resolve o problema de superaquecimento para usos moderados e um pouco avançados dos recursos de sua máquina. É, também, o que vem de fábrica na maioria dos PCs de marcas famosas e a opção mais barata para os PCs montados ou customizados.

Coolers para overclock

Não somente indicados para quem efetivamente fez um overclock em sua máquina, mas, no caso do Brasil, país de temperaturas tropicas muito elevadas em diversas regiões, também para quem deseja garantir um desempenho alto do seu hardware original.

Existem diversos topos de coolers para overclock — alguns como o water cooler, funcionam como um radiador de carro. Nesse sistema, a água fria no interior do aparelho é bombeada sobre um dissipador e a água quente resultante do contato com o dissipador de calor é direcionada para um radiador, onde passa pelo resfriamento de novo por meio de uma ventoinha. Trata-se de um sistema mais engenhoso e eficiente, porém mais caro. 

2. Resfriamento por submersão, uma opção mais radical

Esse sistema é indicado para usuários mais hardcore, como desenvolvedores de games e jogadores que utilizam múltiplas placas de vídeo e processadores top de linha para desfrutar de todo o poderio gráfico dos games atuais. 

O sistema consiste na submersão dos componentes do PC em óleo mineral, que não conduz eletricidade e não tem cheiro, além de produzir o tipo de resfriamento mais eficiente de que se tem notícia. Aqui, a grande desvantagem é o alto custo.

Existem, entretanto, diversas empresas especializadas em montar um sistema de resfriamento por submersão. Dispondo de recursos financeiros para tal solução, trata-se de algo vantajoso, visto que os resultados são impressionantes.

3. Fans também são um excelente meio de resfriar os componentes de sua máquina 

Os fans, por sua vez, possuem menos opções de design e funcionamento que os coolers. Tratam-se, basicamente de ventoinhas que expulsam o ar quente de dentro do gabinete. Normalmente, são instaladas na parte superior do seu computador para dar livre passagem ao ar quente produzido pelos componentes em funcionamento.

Além disso, não se pode esquecer da pasta térmica do processador, que deve ser trocada com alguma periodicidade, e dos programas de monitoração, que informam a temperatura de cada componente.

Então, gostou dessas informações de como evitar o superaquecimento do seu computador? Então, continue acompanhando nossas novidades aqui no blog.