4 dicas para aprender inglês jogando games!

Histórias de gente que sabe inglês graças aos games são muito comuns. Isso pode soar estranho para alguns, afinal, pensamos que aprender uma língua demanda um caminho longo nos cursinhos de idioma. Mas basta lembrar de um jogo favorito e… “shotgun”, “game over”, “level up”! Aprender inglês jogando games é algo que já acontece com


Histórias de gente que sabe inglês graças aos games são muito comuns. Isso pode soar estranho para alguns, afinal, pensamos que aprender uma língua demanda um caminho longo nos cursinhos de idioma. Mas basta lembrar de um jogo favorito e… “shotgun”, “game over”, “level up”!

Aprender inglês jogando games é algo que já acontece com a maioria dos gamers — às vezes, sem nem perceber, memorizamos várias palavras e expressões. Até criamos habilidades que, nos cursos, podem demorar para serem desenvolvidas.

Quer saber como zerar o inglês com os games? Continue a leitura deste post e veja as 4 dicas que separamos para você!

1. Comece pelo começo: vocabulário

The cake is a lie. Mas o que é cake mesmo? Apesar da sua importância, muitos se esquecem que adquirir vocabulário é o começo de tudo. Para isso, precisamos de familiaridade com a língua.

Jogos que ajudam quem precisa expandir o vocabulário são os menos complexos. Minecraft e The Sims são boas opções para ajudar os iniciantes porque não apresentam uma lore (história) densa logo de cara.

2. Faça Role Playing

Minecraft e The Sims são interessantes porque são associativos: você clica no chuveiro e aparece Take a shower; você clica em um bloco e surge dirt ou wood. Com o tempo, fazemos essas associações sozinhos, sem precisar de uma imagem ou de uma tradução para auxiliar na compreensão.

Role Playing Games (RPGs) vão ajudar justo pelo que são: jogos de interpretação de papéis. Você começa a se preocupar com ações e o sentido delas. Além de participar mais ativamente, a relação contextual das falas começa a fazer sentido.

3. Dê importância à lore

A lore é a história do jogo, o enredo que explica as ações e personalidade dos personagens. Um bom exemplo disso é a história de Gollum, que antes era um hobbit.

Se não dominamos o idioma, “nos viramos” para conseguir entender. Nos games em que a história muda as coisas, como Warcraft ou Elder Scrolls, precisamos improvisar. Caso contrário, podemos perder detalhes cruciais sem saber por que falhamos em uma missão.

Nesse caso, a dica é pegar o conteúdo aos poucos. Vá ao dicionário para entender um termo ou repita as falas e tente “pescar” as palavras. Nunca ignore a lore!

4. Não sinta vergonha de ser iniciante

Noobs sim, e com orgulho! Afinal, todos começamos de algum lugar. Esqueça a vergonha, pois pedir ajuda é essencial. E muitos jogadores estarão dispostos a lhe auxiliar — os bullies são minoria. Jogos multiplayer ajudam a treinar a comunicação, e sua equipe quer ser entendida na hora de derrotar o chefão!

Algumas coisas realmente vão demandar mais estudo. Habilidades como a escrita podem ser mais difíceis de se exercitar, mas os games podem ajudar você a aprimorar a leitura, a audição, a expansão de vocabulário e a familiaridade com a língua.

Aprender inglês jogando games é possível! E há muitas outras competências que podem ser desenvolvidas com os games!

Gostou das nossas dicas? Então que tal compartilhar este conteúdo com seus amigos gamers nas redes sociais e ajudá-los a progredir no inglês?