5 dicas para aproveitar bem as promoções da Steam

Dinheiro de gamer é suado, né? Jogos são caros, o PC está sempre precisando daquela otimizada, tem o computador, os consoles, os controles, os acessórios, tudo precisando de investimentos pesados. Por isso, nada deixa a gente mais feliz que ligar o PC e dar de cara com aquela promoção da Steam cheia de jogos bons, bonitos


Dinheiro de gamer é suado, né? Jogos são caros, o PC está sempre precisando daquela otimizada, tem o computador, os consoles, os controles, os acessórios, tudo precisando de investimentos pesados. Por isso, nada deixa a gente mais feliz que ligar o PC e dar de cara com aquela promoção da Steam cheia de jogos bons, bonitos e baratos.

Pensando nisso, reunimos cinco dicas que vão te ajudar a nunca mais perder essas oportunidades, economizando grana e aumentando cada vez mais sua coleção de games. Aproveite!

1. Fique atento às datas

Férias, feriados, dias do consumidor… Qualquer data especial é uma chance para a Steam abrir uma nova leva de promoções. Algumas ocorrem todo ano e já dá pra ficar esperto quando se aproximar — por exemplo a Summer Sale, que ocorre sempre perto do Natal, e a Winter Sale, que ocorre no período das férias de julho.

Sites de notícias de jogos como o IGN costumam ficar sabendo das datas de início antes do anúncio oficial, então esteja sempre de olho nas novidades.

2. Acompanhe o SteamDB

Pasme: uma das formas mais certeiras de encontrar promoções da Steam não é na Steam. Qualquer jogador que usa a plataforma têm que conhecer a SteamDB, uma ferramenta que funciona como um banco de dados da Steam, reunindo todo tipo de informações, desde os jogos mais vendidos e jogados na loja até uma calculadora que te ajuda a saber quanto você já investiu na sua conta da Steam.

No entanto, uma das categorias mais interessantes é Steam Sales, que lista todos os jogos em oferta na loja, a porcentagem do desconto e a duração da oferta. Coloque o site no seus favoritos e nunca mais perca promoções!

3. Procure em outras lojas

A loja da Steam não é a única forma de comprar jogos da Steam, sabia? Existem sites especializados em vender produtos de outras plataformas, como a Humble Bundle.

Muitas vezes, os produtos saem mais em conta por lá, e a seleção contém centenas de jogos em edições específicas para a Steam, além de todo tipo de aplicativo, programa e software para várias plataformas diferentes. Se está querendo conhecer jogos novos, vale a pena dar uma conferida. 

4. Observe os lançamentos de sequências

Essa é uma manha que funciona para quase tudo na vida: saiu um novo iPhone? O último vai baratear. Novo tênis da Nike? A mesma coisa. Uma geladeira que fala com o usuário? O preço do modelo que não fala vai cair pela metade.

Portanto, se você quer um jogo que está prestes a ganhar uma sequência, pode esperar porque após o lançamento do próximo, o velho muito provavelmente vai entrar nas promoções da Steam (às vezes até em ofertas de pacotes, reunindo vários jogos da franquia).

5. Cuide bem da sua wishlist 

Se você manja de internet, sabe que os sites te vigiam a todo momento. A Steam sabe toda sua atuação no site, o que inclui sua lista de desejos. É assim que a plataforma te sugere jogos que cabem no seu perfil de gamer, e é assim que ela pode te notificar por email quando um jogo que está na sua lista entrar em oferta.

Assim, mesmo que você esteja meio sem tempo de procurar pelas promoções diariamente, é possível saber quando aquele jogo que você queria há um tempão aparecer baratinho.

Mesmo a vida de gamer sendo um tanto cara, sempre tem manhas que te deixam economizar e investir melhor seu dinheiro, principalmente quando o assunto é promoções da Steam, uma das plataformas mais usadas atualmente pelos gamers. Se você estiver atento a elas, será possível comprar muito mais jogos!

Por exemplo, você sabe a hora ideal para comprar um jogo novo? Confira clicando aqui se você deve fazer suas compras na pré-venda ou no lançamento. Até lá!