5 provas científicas que mostram o benefício dos games

Óculos para que, se o videogame melhora a visão? Precisa apurar os reflexos ou o equilíbrio? Jogue, pois o benefício dos games é real e a ciência explica. Os gamers podem até mesmo tratar doenças ou aprimorar habilidades profissionais fazendo o que mais gostam, por meio de jogos simples como o Tetris. Confira, neste post,


Óculos para que, se o videogame melhora a visão? Precisa apurar os reflexos ou o equilíbrio? Jogue, pois o benefício dos games é real e a ciência explica.

Os gamers podem até mesmo tratar doenças ou aprimorar habilidades profissionais fazendo o que mais gostam, por meio de jogos simples como o Tetris. Confira, neste post, estudos sobre o que os jogos podem oferecer de melhor a quem fica o dia todo no computador.

1. Cérebro turbinado

Áreas do cérebro ligadas à memória e à habilidade motora das mãos podem ser mais desenvolvidas nos gamers. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Max Planck, em Berlim, verificou que os participantes que jogaram 30 minutos ou mais por dois meses apresentaram índices de aumento de matéria cinzenta em três áreas do cérebro.

Outro estudo, realizado por pesquisadores de Albuquerque, Estados Unidos, apontou que jogar Tetris 30 minutos por dia durante três meses ocasiona o aumento na espessura do córtex, o que contribui, de acordo com os cientistas, com a coordenação de informações visuais, táteis e auditivas.

2. Visão perfeita

Os detalhes não passam despercebidos pelos gamers, que podem desenvolver “olhos de lince” ao longo da sua jornada. Isso porque os games melhoram a resolução espacial, contribuindo com a capacidade de enxergar coisas pequenas.

A habilidade foi constatada em estudos realizados pela Universidade de Rochester, Nova Iorque, em 2007 e 2009. Eles mostram que jogar FPS por cerca de 30 horas aguça a percepção visual, melhorando em 58% a habilidade de enxergar detalhes.

Já aqueles que enxergam melhor com um olho do que com outro, podem melhorar a visão ao passar uma hora em frente ao videogame, o equivalente a 400 horas com tapa olhos, segundo uma pesquisa realizada na Universidade de Nottinghan, Inglaterra.

3. Capacidade motora avançada

Não importa o jogo, o simples hábito de manipular personagens pode contribuir com o desenvolvimento da capacidade motora das crianças, conforme aponta um estudo realizado pela Deakin University, Austrália, em 2014.

Em 2007 o assunto já havia sido abordado por pesquisadores estadunidenses, que mostraram o quão ágeis e eficientes podem ser os cirurgiões gamers especializados em laparoscopia, pois o estudo indicou que eles eram 27% mais rápidos e cometiam 37% menos erros nos procedimentos por possuir mais habilidade ao manusear os instrumentos.

4. Memória aguçada

Jogar videogame pode ser mais eficaz para memória do que ler. A Federação dos Cientistas Americanos aponta que estudantes podem se lembrar 90% melhor de uma situação simulada do que uma realizada por leitura, o que corresponderia, de acordo com a instituição, a um aprendizado de apenas 10%.

5. Reflexos rápidos

Os jogos de ação podem aumentar, consideravelmente, o tempo de reflexo dos jogadores. O tempo de reação de uma pessoa que joga games agitados tende a ser 25% mais rápido do que daquelas que preferem jogos tranquilos. A afirmação foi feita em um estudo realizado pela Universidade de Rochester, Estados Unidos, em 2010.

Depois de tantas evidências científicas não dá mais pra perder tempo! Compartilhe as informações deste post com aqueles que acham isso um passatempo inútil. Depois disso, corra para a frente do videogame ou do computador e aproveite todos os benefício dos games!