Air Cooler ou Water Cooler: qual a melhor ventoinha para o PC?

Em situações em que computadores são bastante exigidos — como na execução de jogos —, é comum que aqueles com baixa capacidade de refrigeração simplesmente reiniciem, o que é bem ruim para qualquer pessoa e terrível para quem joga on-line. Aliás, esse também é um problema com PCs antigos, em que usuários chegam a colocar


Em situações em que computadores são bastante exigidos — como na execução de jogos —, é comum que aqueles com baixa capacidade de refrigeração simplesmente reiniciem, o que é bem ruim para qualquer pessoa e terrível para quem joga on-line. Aliás, esse também é um problema com PCs antigos, em que usuários chegam a colocar ventiladores na frente dos gabinetes para resfriar o computador.

O superaquecimento de circuitos integrados (processadores e placas de vídeo) ocorre quando eles operam acima da temperatura sugerida pelo fabricante. Os efeitos dessa situação podem levar à queima do componente, e gasta-se muito mais dinheiro resolvendo o problema do que na prevenção.

Mas como é possível resolver essa questão? Naturalmente, a resposta leva a um melhor método de refrigeração do processador ou cooling. As duas possibilidades mais comuns são Air Cooling ou Water Cooling — resfriamento a ar e a água, respectivamente.

Mas antes de gastar suas economias em um deles, veja as diferenças entre Air Cooler ou Water Cooler tanto nos aspectos técnicos quanto na estética para que você faça a melhor escolha.

Air Cooler

Resfriamento a ar é o mais conhecido, já que é utilizado em computadores designados para as tarefas do cotidiano ou naqueles que rodam jogos mais leves. Em desktops, é comum a utilização de ventiladores (fans para computador), que reciclam o ar que percorre todo o gabinete. Já em notebooks, o fan serve principalmente para resfriar pontualmente o processador.

Alguns problemas relacionados ao resfriamento a ar ocorrem devido à poeira que se acumula na entrada/saída do ventilador. Por isso, é sempre necessário remover essa sujeira para evitar o superaquecimento, o que nem sempre é uma tarefa fácil de fazer em casa.

Outro ponto a se considerar na escolha do método de resfriamento é o ruído. Ventiladores são barulhentos, o que se torna pior quando mais de um é necessário — como em gabinetes com hardware potente. No quesito visual, ventiladores não são feios nem bonitos, apenas necessários.

Existe ainda um grande problema referente ao Air Cooler envolvendo o momento exercido pelo próprio peso. Esse fenômeno causa uma má distribuição do contato com o processador, o que causa, por sua vez, um resfriamento não uniforme.

Por isso, muitas vezes quando ocorrem falhas no computador (como desligamentos), a última coisa que o usuário verifica é o contato do cooler com o processador. E isso é compreensível, já que todo o resto do Air Cooler continua operando de forma normal.

Water Cooler

Basicamente a capacidade do resfriamento a água começa onde o resfriamento a ar para. Isso quer dizer que é um resfriamento muito mais eficiente, já que utiliza um fluido que absorve muito mais calor que o ar.

Nesse método, ventiladores ainda são necessários, pois são eles que removem o calor do fluido, que por sua vez remove o fluido do dissipador conectado ao processador (como em um radiador de carro).

Contudo, os ventiladores nesse caso não precisam ser tão grandes quando no Air Cooling, o que acaba diminuindo o ruído e o impacto visual.

Esse método é recomendado principalmente para quem faz overclock (ganho de performance), deseja estabilidade no uso máximo do processamento original ou submete os circuitos integrados ao limite da capacidade (como quem renderiza ou demanda bastante desempenho das placas de vídeo).

Os Water Coolers podem ser selados, que são aqueles vendidos em lojas de informática, ou ainda customizáveis, que quando montados de forma personalizável chegam a resfriar não só o processador, mas toda máquina.

Quando personalizados, chegam a ter fluidos de cores diferentes e com substâncias que brilham no escuro, causando um efeito visual bem chamativo.

Sobre a observação de mau funcionamento: os problemas são mais facilmente identificados quando um Water Cooler está instalado. Os defeitos, nesse caso, se apresentam como vazamentos e o barulho da bomba. Esses são causados geralmente por uma má organização de cabos e montagens impossíveis.

Ao selecionar um método entre Air Cooler ou Water Cooler, observe as características do seu computador e escolha de acordo com a sua necessidade os coolers na Player ID. Na dúvida, entre em contato conosco!