Como Configurar o PC para Jogar Competitivamente

 Sempre recebemos perguntas de como configurar o PC para jogar competitivamente, com essa dúvida em mente, pedimos para o nosso amigo Decio “Kid Simom” Almo nos dar uma ajuda.  Ele reuniu um compilado de dicas, ajustou tudo e fez esse Super tutorial pra gente.Ele usou como referência seu game de especialidade, o Counter-Strike Global Offensive, porém


 Sempre recebemos perguntas de como configurar o PC para jogar competitivamente, com essa dúvida em mente, pedimos para o nosso amigo Decio “Kid Simom” Almo nos dar uma ajuda.  Ele reuniu um compilado de dicas, ajustou tudo e fez esse Super tutorial pra gente.
Ele usou como referência seu game de especialidade, o Counter-Strike Global Offensive, porém esse tutorial pode ser feito para basicamente qualquer  E-Sport atual com pequenas adaptações.  Vamos começar?
 

Passo 1 – Windows

Nesta seção, vamos configurar o Windows para uma melhor performance para que seu jogo possa usufruir de todo o potencial disponível do seu computador.

1. Configurações de Energia

Abra o menu iniciar e busque por “Opções de Energia”. Abra o programa e selecione o plano de “Alto desempenho”.

2. Desestacionar/Unpark dos Núcleos da CPU (Somente p/ Windows Vista/7)

Fazendo esse configuração previne que os núcleos do seu processador fiquem em stand by,  fazendo o unpark, eles estarão sempre prontos a trabalhar. 

Extraia os arquivos que foram baixados abra a pasta e execute o “Unpark CPU”. Clique em “Check Status”. Depois de carregar o resultado, clique em “Unpark All”.
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Passo 2 – Otimização Gráfica

1. Atualize os Drivers da sua Placa de Video

Manter os drivers atualizados geralmente resultam em uma enorme melhoria no desempenho do video!
 Para descobrir qual é o modelo da sua placa de video, abra o menu iniciar, depois abra o menu “executar” , digite “msinfo32” e aperte enter. Clique em Componentes e depois em Exibição. Você verá o nome da sua placa de video juntamente com o modelo! Para fazer o download do driver atualizado, veja os links abaixo. Se você não tiver certeza de qual o modelo da sua placa, use a opção de detectar automaticamente no site do fabricante!

Drivers nVidia
Drivers AMD

IMPORTANTE: Se durante a instalação do driver tiver uma opção de “Instalação Limpa”, selecione ela! Assim você estará economizando espaço no seu computador!

2. Configurações de Tela

a) Agora que os drivers foram instalados, abra o painel de controle da placa gráfica.
Para um acesso rápido ao painel, clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e selecione o atalho ao painel de controle da NVIDIA/AMD. Se você possuí uma placa AMD, as configurações serão as mesmas para cada opção apresentada aqui. Apenas preste atenção pois algumas configurações podem ter o nome diferente do painel NVIDIA.

b) Vá em Monitor > Mudar resolução. Certifique-se de que a sua resolução é a resolução padrão/nativo do seu monitor. Altere a Taxa de Atualização para o valor mais alto suportado pelo seu monitor. Não utilize uma taxa acima do valor suportado pelo seu monitor! Para descobrir qual a taxa suportada pelo seu monitor, procure as especificações técnicas do modelo do seu monitor. O modelo deve estar impresso em algum lugar do seu monitor ou em algum adesivo atrás dele.

 
c) Digital Vibrance / Saturação
Isso vai deixar as cores mais vibrantes/fortes. Tudo irá aparecer mais claro e será capturado melhor, especialmente os seus inimigos, que é o mais importante  (pode ser demorado para se acostumar)..
Vá em “Ajustar as configurações de cor da área de trabalho” e aumente a “digital vibrance”
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

d) Tela cheia (esticada) vs. Barra preta na lateral
Vá em “Ajustar o tamanho e a posição da área de trabalho” e selecione a opção “Tela cheia” em modo de escala. (Se você for jogar com as barras pretas na lateral, mantenha as configurações defaults).

3. Configurações de Video

Clique em “Gerenciar as configurações em 3D”. Selecione a aba “Configurações do programa”. Selecione o seu jogo preferido (Aqui daremos o exemplo de CS:GO,então o arquivo estará nomeado como csgo.exe).
Abaixo você verá como  deve especificar em cada configurações:

Recurso Configuração para Melhor FPS Configuração para Melhor Vantagem Competitiva
Anti-aliasing – FXAA Desligado Desligado
Anti-aliasing – configuração Desligado Controlado por aplicativo
Anti-aliasing – correção do gama Desligado Desligado
Anti-aliasing – modo Desligado Controlado por aplicativo
Anti-aliasing – transparência Desligado Exemplo múltiplo
Buffering triplo Desligado Desligado
CUDA – GPUs Todas Todas
Cache Shader Ligado para processadores fracos Desligado para processadores potentes
Filtragem anisotrópica Desligado Desligado
Filtragem de textura – Diferencial negativo de LOD Fixar Fixar
Filtragem de textura – otimização anisotrópica da amostra Ligado Ligado
Filtragem de textura – otimização trilinear Ligado Ligado
Filtragem de textura – qualidade Alto desempenho Alto desempenho
Modo de gerenciamento de energia Preferência por desempenho máximo Preferência por desempenho máximo
Máximo de quadros pré-renderizados 1 ou 3 caso ficar com baixo FPS 1
Oclusão ambiental Desligado Desligado
Otimização segmentada Desligado Desligado
Sincronização vertical Desligado Desligado
Vários vídeos/aceleração mista da GPU Modo de desempenho de vídeo único Modo de desempenho de vídeo único

4. nVidia Inspector

Usando o NVIDIA Inspector você  pode personalizar as configurações do driver para o seu jogo rodar mais suave, otimizar uma configuração SLI e possivelmente aumentar o FPS.

a) Download do NVIDIA Inspector:
Após feito o download, extraia todos os arquivos.

b) Abra o software ‘nVidiaInspector’ que foi extraído e clique no botão do campo Driver.

c) Agora, (2) procure pelo seu game e selecione ele (aqui daremos o exemplo do CS:GO). (3) Clique no botão de importar e localize o executável do seu jogo, ‘csgo.exe’. (4) Clique em “Apply changes”.

  

Passo 3 – Configurações do Jogo

1. Configurações do jogo

Execute o seu jogo para fazer os ajustes do video. Mais uma vez estamos usando Counter_strike Global Offensive como exemplo, mas esse tipo de configuração está presente na maioria absoluta dos jogos. geralmente ativa a partir do menu “Opções” >  “Configurações de Vídeo” ou algo similar.

RESOLUÇÃO: Usando 16:9 você terá um maior campo de visão. Entretanto se você ajustar para 4:3 os personagens vão ficar maiores e consequentemente, mais fáceis de ver. Isso é uma preferência de cada um, faça um teste nas duas resoluções e utilize a que melhor se ajusta a você.

SOMBRAS: Se selecionar “Alto” você terá uma renderização maior distância, por outro lado, se deixar em “Baixo” você não vai ter distrações tais como o embaçado, tempo do ambiente e outras coisas. Use “Baixo” ao invés de “Muito Baixo” pois quanto mais renderização de distância, melhor. Porém, como a maior distância de renderização é na suma maioria usando o “Alto”, recomendo que utilize ele. Veja qual funciona melhor para você e, caso seu FPS seja muito baixo, mantenha em “Muito Baixo”.

ANTISSERILHADO: Se o seu FPS é bom, utilize o anti-aliasing 2x ou 4x MSAA. Esta opção é bem pessoal, tente deixar habilitado o antisserilhado e use o que for melhor para você.

Agora vá em “Opções > Configurações de Audio”. Desative os sons de músicas que podem te distrair durante o jogo, atrapalhando que você escute seus inimigos. Certifique-se de que a disposição dos altos falantes está configurado para usar Fones de Ouvido.

 
 

Passo 4 – Configurando seu Mouse

De nada adianta você ter a melhor configuração, o melhor FPS e fluidez se quando você clica seu computador não responde a altura. Então vamos lá:

1. Desabilite a Aceleração de Mouse do Windows

É triste informar isso mas, acredite ou não, o Windows possuí aceleração do mouse (mesmo quando você desativa a aceleração!). Os passos a seguir vão eliminar de vez a aceleração de mouse do Windows.

a) Abra o menu iniciar e procure por “velocidade do mouse” e tecle enter. Vá na aba “Opções do Ponteiro” e deixe a velocidade do mouse na 6 (sexta) marca. Isso vai lhe dar a menor aceleração.
Mantenha todas as caixas de seleção abaixo desmarcadas.

b) Faça o download e extraía o MouseFix.
c) Verifique a escala da sua tela. Abra o menu iniciar e digite “escala” e abra o aplicativo “Alterar o tamanho de aplicativos na tela”. Veja qual a escala definida e guarde-a na memória.
d) Abra a pasta do MouseFix e procure pela sua versão do Windows. Procure o arquivo que possuí no nome a mesma escala (em porcentagem %) que o seu computador e execute-o.
 Se você ainda tiver alguma dúvida de como usar o Mouse Fix, verifique esse vídeo em que nosso amigo Kid Simom fala sobre ele.

2. Configurações do Mouse

Se o seu mouse não é modelo gamer ou é um modelo antigo, provavelmente você não conseguirá alterar a sua DPI, nesse caso, aproveite e conheça nossas ofertas especiais de mouses
Abra o software do seu mouse. (Se você não o tem instalado, baixe-o no site do fabricante)
Altere o mouse Polling rate para o valor mais alto permitido.
Altere seu mouse para o DPI original de fábrica. Usar um DPI alto pode ocasionar em aceleração do mouse devido a interpolação. Geralmente o DPI de fábrica é entre 400-800, use o google para descobrir qual o DPI original do seu mouse. Se você não conseguir encontrar nenhuma informação, defina o DPI para um valor entre 400-500 que estará tudo certo.

3. Mousepad

Para um melhor movimento e precisão, você precisará de um bom Mousepad.
Nesse caso, a escolha é muito pessoal. Existem diversas opções com diversas propriedades e tamanhos, veja AQUI  algumas opções e escolha uma que se encaixa  no seu perfil. 

  

Passo 5 – Internet

Métodos para melhorar sua conexão de internet

– Use um provedor de internet que possuí um baixo ping no servidor, adquira um plano com uma velocidade alta.
– Configura para que o Windows Update não faça os download automaticamente. (Pode ser que ele baixe um update enquanto você joga caso esteja ativo).
– Nunca faça downloads enquanto está jogando. (Isso incluí pausar videos pois, por mais que está pausado, ele continua carregando o video).

– Evite jogar quando tiver pessoas usando a sua internet compartilhada.
– Tente reiniciar o seu roteador com mais frequência.
– Use uma conexão via cabo de rede ao invés de wireless.
– Se você utiliza sinal wireless, tente jogar em um local o mais próximo possível do seu roteador.
– Certifique-se se o seu roteador/modem esteja com os drivers atualizados.
– Aponte a antena do seu roteador em direção ao seu computador.

Desativar o update do Windows 10

Por padrão, o windows 10 utiliza sua conexão para enviar atualizações do windows para outras pessoas na internet. Vamos desativar isso!
Abra o menu iniciar e clique em “Configurações”. Selecione “Atualização e Segurança”, depois em Windows Update selecione por “Opções Avançadas” e então “Escolher como as atualizações serão obtidas”. Deixe a opção Desativada.

 
 

Passo 6 – Configurações Adicionais

1. Desabilitar o Steam Overlay

Se você conseguir viver sem o Steam Overlay (Steam in-game), desabilite-o para aumentar o seu FPS. A quantidade de FPS varia de acordo com os sistemas.

a) Abra a Steam e vá em Configurações.
b) Vá na aba “Em Jogo”.
c) Desmarque a opção: “Ativar o painel Steam dentro do jogo”.

2. Limpezas em Geral

a) Verifique por Vírus:
Faça um scan na sua máquina usando um anti-vírus. Existem diversos anti-vírus grátis que podem ser usados, faça uma pesquisa no Google e instale o que melhor lhe atender. 
b) Gerenciamento de Disco:
Remova os programas que você não precisa e/ou não usa.
Nunca salve arquivos na sua área de trabalho. Use apenas atalhos para programas/pastas!! Além de esvaziar a sua lixeira com frequência.
Faça a limpeza de disco com a maior frequência possível.
c) Outros
– Diminua o visual do seu Windows.
– Atualize os drivers (rode o “winsat” no executar).
– Limpe as poeiras do seu computador.

2. Desative a inicialização de programas junto com o sistema

Desabilite os programas que você não precisa e que iniciam junto com o Windows.

Windows Vista + Windows 7:
Abra o menu iniciar, digite “msconfig” e tecle enter.
Vá na aba “Inicialização de Programas”. Desmarque tudo o que você não precisa que seja inicializado. Aplique e reinicie o seu computador.

Windows 8 + Windows 10:
Abra o menu iniciar, digite “Gerenciador de Tarefas” e tecle enter.
Vá na aba “Inicializar”. Desabilite cada um dos programas que você não precisa que inicialize junto com o Windows.
Agora, abra o menu iniciar e selecione “Configurações”. Vá em “Privacidade” e depois em “Aplicativos em segundo plano”. Desabilite tudo o que você não precisar que fique rodando em segundo plano.

Com essas dicas, você terá uma melhor experiência e fluidez em seus jogos, porém caso algum passo não tenha alcançado o resultado esperado, sinta-se livre para voltar a sua configuração anterior.  Cada computador é único, sendo assim,  não existe uma formula matemática exata para todos os computadores.