Casemods: por que adoramos fazer alterações no gabinete do PC?

Fazer um casemod, apesar do nome pomposo, nada mais é do que fazer alterações no gabinete tradicional de computador. Pode ser algo pequeno ou uma réplica do Homem de Ferro, o que importa mesmo, para quem é fissurado por computadores, é ter um PC personalizado. Enquanto muita gente escolhe a máquina pela potência, os modders,


Fazer um casemod, apesar do nome pomposo, nada mais é do que fazer alterações no gabinete tradicional de computador. Pode ser algo pequeno ou uma réplica do Homem de Ferro, o que importa mesmo, para quem é fissurado por computadores, é ter um PC personalizado.

Enquanto muita gente escolhe a máquina pela potência, os modders, como são conhecidos os viciados em modificações desse tipo, prezam pela aparência. Há casemods que podem até ser comparados a obras de arte, já que muitas vezes requerem um trabalho apurado, que pode levar vários meses, para atingir um resultado atraente.

E é justamente esse o grande barato do “modding”: usar a criatividade para transformar um gabinete de acordo com as preferências do modder.

Escolhido o tema, é hora de planejar os detalhes (cores, personagens, efeitos e outros), as alterações no gabinete (corte, colagem, substituição de partes) e colocar a mão na massa!

Quando surgiu o casemodding

Não há um registro confiável de como a prática do casemodding surgiu, mas sabe-se que, inicialmente, o objetivo era melhorar a refrigeração interna dos computadores abrindo passagens de ar no gabinete, adaptando ventiladores auxiliares na caixa e instalando sistemas de refrigeração à água.

Com a evolução tecnológica e a busca por placas com melhor desempenho para execução de softwares mais exigentes, as modificações foram se tornando cada vez mais necessárias para uma ventilação adequada. Paralelamente, o uso de pinturas personalizadas, painéis de acrílico e luzes coloridas também ganhou destaque.

E por que os modders fazem casemodding? Para ter um computador personalizado com seu tema preferido. Além de ser um prazer trabalhar no projeto, é bem legal receber elogios pelo resultado — sejam informais ou em disputas oficiais.

Em alguns eventos de tecnologia, como na Campus Party, há competições para casemods. Geralmente, as categorias são iniciante, criativo e avançado. Nas duas primeiras, a criatividade e a aparência são determinantes para vencer. Já na última, competem os casemods com configuração potente.

O que é necessário para um casemodding

É importante ter em mente que, antes de começar a cortar as partes e fazer alterações no gabinete do computador, os modders geralmente estudam o funcionamento do equipamento, já que é fundamental saber onde e como podem mexer sem que haja problemas. A pesquisa prévia ajuda o modder a saber como posicionar os componentes da melhor forma para evitar danificá-los.

Apesar de haver, hoje em dia, peças em cores variadas, gabinetes com janelas transparentes e sistemas de refrigeração de alto desempenho já prontos para uso, a maior parte dos modders prefere personalizar por conta própria, pois é isso que garante a exclusividade da peça. Portanto, eles aprendem a mexer com furadeiras e serras para fazerem eles mesmos os cortes e furos necessários no processo.

Criar um casemod, porém, não é simples. Por mais empolgado que o modder esteja, o processo requer muito planejamento e leva tempo. A criatividade é determinante: como os temas são livres, quanto mais diferente, melhor.

Quando se começa o projeto de modding, é fundamental prever seu custo final. Muitas vezes, opta-se por uma configuração de hardware inferior para dar destaque ao design. Para projetos intermediários, a média de gastos é de R$ 1 mil a R$ 3 mil.

Laptop modding

Quem disse que laptops não entram na onda? Eles também podem ser modificados! Na maioria das vezes, porém, as alterações estão relacionadas à pintura ou cortes e gravações atrás da tela do laptop.

São mais simplórias que as de gabinete, obviamente, mas requerem tanto cuidado e criatividade quanto! Trabalhar com um espaço limitado pode ser, inclusive, ainda mais desafiador.

E aí, gostou de conhecer melhor os casemods? Para continuar sempre por dentro de notícias para gamers, assine nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão!