Como funcionam os switches nos teclados mecânicos e qual devo escolher?

Nos últimos anos, grandes inovações foram trazidas ao mercado de periféricos e acessórios de computadores para gamers. Dentre as novidades, estão os teclados mecânicos. Diferente da maioria dos tradicionais teclados de membrana, os teclados mecânicos oferecem diversas variações de switches para agradar a todos os perfis de jogadores e usuários. Clique silencioso, resistência, robustez, precisão e ótimo tempo


Nos últimos anos, grandes inovações foram trazidas ao mercado de periféricos e acessórios de computadores para gamers. Dentre as novidades, estão os teclados mecânicos.

Diferente da maioria dos tradicionais teclados de membrana, os teclados mecânicos oferecem diversas variações de switches para agradar a todos os perfis de jogadores e usuários.

Clique silencioso, resistência, robustez, precisão e ótimo tempo de resposta. Seja qual for sua preferência, continue a leitura deste pots para entender como funcionam os switches nos teclados mecânicos e como escolher o seu!

Quais são as diferenças entre teclados de membrana e teclados mecânicos?

Teclados de membrana

Teclados de membrana são os teclados que estamos acostumados a utilizar em computadores comuns. Têm esse nome por conta de uma membrana de plástico que suporta as teclas em conjunto com gomas de borracha.

As gomas de borracha criam resistência a toda ação realizada contra elas, fazendo com que a tecla volte à sua posição normal após ser apertada. O mecanismo funciona de forma simples: quando o usuário aperta a tecla o suficiente, os contatos se unem e o comando é registrado e reconhecido pelo computador.

Teclados mecânicos

A principal diferença entre os dois modelos de teclado é o fato de que os teclados mecânicos possuem uma montagem interna mais avançada. Em vez de utilizar uma membrana plástica e gomas de borracha, utilizam molas ou mecanismos complexos.

Dentre as vantagens que os teclados mecânicos oferecem, está o fato de que seu mecanismo proporciona um toque mais agradável, tempo de resposta mais curto, teclas mais macias, menor necessidade de aplicação de força para teclar e até mesmo retorno auditivo a cada comando.

Outra grande diferença nos teclados mecânicos é que a placa eletrônica coberta por cobre que substitui as membranas plásticas dos teclados tradicionais, permite que os comandos de todas as teclas sejam reconhecidos ao mesmo tempo. Essa tecnologia também dá uma sensação de robustez e maior resistência ao teclado.

Como funcionam os switches nos teclados mecânicos?

Switches (switch key) é o termo utilizado para descrever o mecanismo que faz com que a tecla se mova e registre um comando. Como citamos no começo do artigo, existem variados tipos de switches nos teclados mecânicos.

Suas características variam conforme as necessidades ou preferências do usuário. Por isso, os diferentes mecanismos foram divididos em um sistema de cores:

Vermelho

Os teclados mecânicos com switches vermelhos oferecem uma experiência agradável por exigir pouquíssimo esforço do usuário ao teclar, um grande atrativo para gamers de jogos FPS.

Preto

A principal característica dos teclados mecânicos com switches pretos é o fato de que exigem uma comunicação tátil mais intensa. O jogador precisa pressionar a tecla até o final para que o comando seja registrado.

Além disso, eles também oferecem uma resposta sonora mais expressiva. A intenção é evitar acidentes de digitação e agradar o público de gamers “hardcore”.

Azul

O grande diferencial do switch azul é a sua sensibilidade, que permite que as teclas não sejam pressionadas até a base para que os comandos sejam reconhecidos pelo computador.

Também é um ótimo periférico para programadores e redatores, já que permite uma digitação intensa e ágil. Outra característica marcante é a intensidade de resposta sonora que ele emite, fator que atrai usuários que gostam de ouvir o som de cada tecla pressionada.

Marrom

Semelhante ao modelo anterior, os teclados mecânicos com switches marrons oferecem uma resposta tátil confortável ao usuário, mas com o diferencial de emitir o som das teclas pressionadas de maneira mais discreta e silenciosa.

Agora que você já conhece as principais características e vantagens que os diferentes tipos de switches nos teclados mecânicos têm a oferecer, é a hora de testar cada modelo e descobrir qual proporciona uma experiência mais agradável para você.

Gostou deste artigo? Então curta nossa página no Facebook e acompanhe todos os nossos posts!