CS:GO: como funciona o cenário competitivo

O Counter-Strike: Global Offensive é um campeonato responsável por medir a força das equipes, sendo elas amadoras ou profissionais.


O CS:GO é um dos jogos mais importantes na construção e crescimento dos esports no mundo. Em 1999, o Counter-Strike foi lançado como uma modificação do game Half-Life, e posteriormente comprado pela Valve em 2000. Entretanto, somente a partir de 2006, o jogo passou a ter um cenário competitivo extremamente relevante. É importante lembrar que o G7, grupo formado pelos maiores times dos cenários regionais, foi responsável por internacionalizar de vez as competições de CS:GO.

CS:GO: Formato de disputa dos jogos

O CS:GO tem diversos modos de jogo:

  • Competitivo: é utilizado nos campeonatos profissionais. Sendo assim, cada round tem apenas dois minutos de duração, e vence quem chega aos 16 pontos primeiro. Caso haja empate em 15 a 15, a partida vai para a prorrogação: jogam-se mais seis rounds, e ganha quem chegar aos 19 pontos. Além disso, os campeonatos costumam utilizar partidas únicas: (MD1) ou melhor de três (MD3), com cada equipe vetando dois mapas. No entanto, em algumas exceções, as finais são disputadas em melhor de (MD5), cinco jogos.
  • Overtime: Caso a pontuação final seja 15 a 15, é realizada uma prorrogação de até 6 rodadas. Sendo assim, as equipes jogam dos dois lados novamente e o time que fizer 3 pontos de diferença primeiro é o vencedor.
  • Tradicional 5 x 5 entre terroristas (TR) e contra terroristas (CT): tem como objetivo eliminar todos os inimigos a cada round. Além disso, também é possível ganhar uma rodada ao desarmar a C4 (quando se joga no lado CT) ou ao explodi-la (jogando de TR).

CS:GO: Como estão as principais competições?

O Counter-Strike tem o ano bastante agitado e dividido em ciclos. Depois da mudança de três Majors por ano para apenas dois, os principais campeonatos tornaram-se cada vez mais importantes devido à grande premiação que oferecem. Além disso, é importante ressaltar que, no CS:GO, a nacionalidade de uma equipe não é determinada pelo país da organização, mas sim pela maioria das nacionalidades dos jogadores.

Conheça a Player ID

A Player ID é uma loja de Informática Online! Confira nossos Computadores, PC Moba, Monitores, Headset, Hardware e Teclados e Mouses Gamers! Entrega para todo Brasil. Você já conhece GEMINI T com Asas de vidro? Não? Compre com descontão!