Descubra como escolher o melhor monitor gamer de uma vez por todas

Quando um jogador de PC decide montar uma nova máquina, pode demorar meses pesquisando a melhor placa-mãe, uma boa placa de vídeo, a memória mais rápida e periféricos de qualidade. O problema é que muitos esquecem de um detalhe bem importante: todo esse poder de processamento não vai fazer tanta diferença em um monitor de baixa


Quando um jogador de PC decide montar uma nova máquina, pode demorar meses pesquisando a melhor placa-mãe, uma boa placa de vídeo, a memória mais rápida e periféricos de qualidade.

O problema é que muitos esquecem de um detalhe bem importante: todo esse poder de processamento não vai fazer tanta diferença em um monitor de baixa qualidade!

Veja, neste artigo, o que você precisa levar em consideração para escolher o monitor gamer que vai aproveitar todo o potencial do seu PC novo!

Conexões

Não adianta ter uma placa de vídeo topo de linha e ainda utilizar conexões analógicas como o VGA. Por melhor que seja seu equipamento, as imagens ficarão menos nítidas, as cores menos vivas e o contraste vai ser prejudicado.

Veja quais são as saídas de vídeo que a sua placa de vídeo oferece na hora de decidir qual monitor comprar. Dê preferência a monitores com entradas digitais como DVI e HDMI. Monitores mais modernos possuem também entradas USB, DisplayPort e até conexão sem fio para aparelhos mobile.

Taxa de atualização

Esse tópico é essencial para gamers que jogam em cenários competitivos e também para quem procura mais desempenho nos seus jogosMonitores mais comuns no mercado têm a taxa de atualização de 60Hz, e por isso não conseguem exibir mais do que 60 quadros por segundo.

Hoje existem opções com taxas maiores, de 120Hz ou até 144Hz. Nesses modelos, são desenhados mais frames na tela, o que deixa os movimentos mais fluidos e garante que você acerte exatamente onde está mirando. E uma taxa mínima de 120Hz é obrigatória para jogar ou assistir filmes em 3D sem deixar você tonto!

Se você não pode investir tanto, não tem problema. Um bom monitor de 60Hz é suficiente para aproveitar seus jogos. Invista em modelos a partir de 120Hz se você quer extrair todo o desempenho da sua placa de vídeo ou jogar em três dimensões.

Tamanho

Outro fator para levar em conta ao escolher o monitor gamer é o tamanho da tela. Você pode pensar: quanto maior, melhor, certo? Talvez não seja tão simples assim!

A tela para um gamer de PC geralmente não deve passar das 27 polegadas porque você estará muito perto dela. A maioria dos jogos exige uma noção completa do que está acontecendo o tempo todo. Monitores muito grandes podem obrigar você a desviar muito o olhar para pontos diferentes, atrapalhando o seu desempenho.

Se você é adepto do teclado e do mouse, não passe desse tamanho. Se você prefere jogar da cama ou assiste muitos filmes e séries, você pode começar a pesquisar uma tela maior!

Resolução

Na hora de escolher a resolução, a ideia de quanto mais melhor também pode gerar problemas.

A resolução mais comum é a FullHD, que oferece imagens nítidas o bastante e podem ser o suficiente no seu caso. Além disso, por não serem mais o topo de linha, vão exigir menos do seu computador em jogos.

Mas se você montou a máquina dos sonhos ou pensa no uso no longo prazo, os monitores 4K são mais caros, mas estão prontos para o próximo padrão de mercado e oferecem uma qualidade impressionante de imagem.

Novas tecnologias

Um gamer que quer aproveitar o máximo do seu PC também deve estar atento às novas tecnologias que os monitores oferecem. Hoje, as principais opções são a dupla G-Sync/FreeSync.

G-Sync da NVIDIA e FreeSync da AMD são tecnologias semelhantes que sincronizam a frequência do monitor e o envio de quadros pela placa de vídeo. São a nova aposta das grandes fabricantes para imagens mais  nítidas sem o famoso motion blur.

Entretanto, considere essa opção apenas se sua placa de vídeo for muito potente e puder aproveitar essas vantagens, além de contar com saída DisplayPort. Caso contrário, um bom monitor com taxa de 144Hz pode atender sua necessidade com qualidade semelhante.

Não adianta ter o computador dos seus sonhos e um monitor que parece um pesadelo! Pesquise bastante e extraia o melhor do seu novo PC.

E se você não sabe como começar a escolher o monitor gamer ideal, venha conhecer os modelos da Player ID!