Desenvolvimento de Games: o que você precisa saber?

Muitas pessoas se interessam por trabalhar com desenvolvimento de games apenas por conta de sua paixão por jogos. Contudo, essa é uma área da computação bem complexa e que exige muito comprometimento, dedicação e estudos. Claro que a paixão por games pode vir a servir como combustível para manter-se focado em atuar na área, porém


Muitas pessoas se interessam por trabalhar com desenvolvimento de games apenas por conta de sua paixão por jogos.

Contudo, essa é uma área da computação bem complexa e que exige muito comprometimento, dedicação e estudos.

Claro que a paixão por games pode vir a servir como combustível para manter-se focado em atuar na área, porém essa profissão vai muito além disso. Por isso, no artigo de hoje, vamos apresentar tudo o que você mais precisa saber a respeito de desenvolvimento de games.

O que faz um desenvolvedor de games?

Os desenvolvedores de jogos projetam e criam jogos para computadores, celulares e consoles. Eles estão envolvidos na concepção, bem como a execução do projeto.

Embora os requisitos de educação variem com base em empregadores, muitos desenvolvedores de jogos em potencial procuram um diploma de bacharel em ciência da computação, engenharia de software ou um campo relacionado — mas já existem cursos específicos.

Como desenvolvedor de games, você pode projetar as principais características do jogo, supervisionar os testes e elaborar o design.

Você também pode trabalhar na produção e conceito artístico. Essa carreira permite muito o uso da criatividade, mas a concorrência por empregos é intensa.

O que é preciso para iniciar na carreira?

Busque uma formação

Desenvolvedores de jogos podem ter um fundo geral em ciência da computação ou eles podem ter concluído um programa de educação formal para se tornar um designer de videogame.

Um curso de desenvolvimento de jogos digitais normalmente inclui classes em C ++, cálculo, design orientado a objetos, algoritmos de jogos, gráficos de computador e fundamentos de rede.

Crie seu portfólio

A maneira mais eficaz de ser notado pelos estúdios de games é criar seus próprios projetos e colocá-los em um portfólio. 

Uma carteira de sucesso deve incluir vários pequenos jogos que podem ser jogados até a conclusão. O portfólio deve oferecer aos leitores links para todo o software de instalação necessário para que cada game funcione.

Como backup, devem haver screenshots de cenas cruciais para que eles possam ser avaliados.

O portfólio deve ter, também, o código-fonte de todos os jogos. As notas devem dar crédito a todos os colaboradores que possam ter ajudado com elementos de design, programação ou apresentação dele.

Encontre um estágio

Desenvolvedores iniciantes, muitas vezes, têm dificuldade de conseguir um espaço na indústria de videogames, porque a maioria dos grandes estúdios exige experiência.

Alguns novos programadores encontram suas primeiras posições profissionais em pequenas empresas, fazendo jogos mais simples e curtos para dispositivos móveis e sites de mídia social.

Construa um network

Uma maneira de ganhar uma vantagem no mercado de trabalho competitivo é por meio da rede em blogs, fóruns e sites mais visitados pelos desenvolvedores de jogos.

Às vezes, os contatos profissionais adquiridos nesses sites vão pedir carteiras ou anunciar posições disponíveis não encontradas em plataformas de emprego tradicionais.

Seja autodidata

Como um desenvolvedor iniciante, você terá que descobrir um monte de coisas por si mesmo. É claro que você deve contar com alguma supervisão, principalmente nos primeiros passos, mas isso não quer dizer que você não precisa ser proativo.

Busque se atualizar constantemente sem precisar esperar que alguém peça por isso.

Amplie seus horizontes

Conhecer coisas fora dos games é uma coisa boa para formar referências. Certifique-se de fazer algo além dos jogos, como estudar outras matérias na faculdade que não do sejam do seu curso.

Pegue um hobby de algo totalmente sem relação: alguns dos melhores candidatos são entusiastas da arte, praticam esportes seriamente, simpatizam e estudam a filosofia oriental ou tocam violão, por exemplo.

Jogue regularmente

Se você está indo para o desenvolvimento de games, é melhor jogar com certa regularidade. Você não precisa ser um jogador hardcore, mas deve consumir alguns títulos para ter uma base sobre o mercado.

Esteja pronto para discutir seus gostos nos jogos, o que você está jogando recentemente, por que você gostou deles etc. É bom ter uma ideia do que você está buscando quando você está criando um game. Além disso, quanto mais você jogar quanto mais você gostar de jogar, mais motivação terá para realmente querer trabalhar com eles.

Gostou do artigo? Então, curta nossa página no página no Facebook e veja mais conteúdos como este!