Entenda mais sobre o momento do e-sport no Brasil

Com eventos de encher os olhos dos torcedores e prêmios para encher os bolsos atletas, os e-sports estão mostrando para o mundo não apenas uma nova forma de competir, mas também um novo tipo de ídolo esportivo, muito diferente do que estamos acostumados. A Valve já havia cantado essa bola quando acompanhou os competidores do


Com eventos de encher os olhos dos torcedores e prêmios para encher os bolsos atletas, os e-sports estão mostrando para o mundo não apenas uma nova forma de competir, mas também um novo tipo de ídolo esportivo, muito diferente do que estamos acostumados.

A Valve já havia cantado essa bola quando acompanhou os competidores do primeiro torneio de e-sport a oferecer um prêmio milionário no documentário Free to Play. A premiação de um milhão de dólares no The International de 2011 mostrou para o mundo que os esportes eletrônicos já estavam ocupando um novo patamar.

Embora mais lentamente, também é possível ver o mesmo movimento acontecendo aqui no nosso quintal. O e-sport no Brasil tem alcançado um público cada vez maior e conquistado espaços típicos dos esportes tradicionais — como estádios de futebol e jornalismo esportivo especializado.

No post de hoje, vamos ilustrar o crescimento do e-sport no Brasil por meio de três notícias recentes. Confira!

Estrelas do futebol investem no e-sport no Brasil

No começo do ano, Ronaldo Fenômeno anunciou a compra de parte da CNB, equipe de League of Legends, tornando-se sócio do time junto a André Akkari e Igor Federal — ambos com carreiras em outro jogo que também se tornou uma febre de uns anos pra cá, o pôquer.

Esse movimento do campo e da quadra para o computador não é isolado. Se no exterior nós temos o exemplo de times como o Manchester City, que estão investindo nos e-sports, no Brasil nós temos a Santos Dexterity, que compete em League of Legends e em jogos de FPS, como Counter-Strike: Global Offensive.

Jogadores profissionais ganham dinheiro com streaming

Em fevereiro desse ano, dois cyber atletas do Immortals, time brasileiro de Counter-Strike: Global Offensive, foram agraciados durante suas streams por três doações que, somadas, chegavam a cerca de 90 mil reais.

O e-sport abre a possibilidade para um outro tipo de jogador profissional, uma vez que não é necessário estar vinculado a um time e participar de campeonatos para construir uma carreira e ganhar dinheiro com isso.

Se você tem talento, vontade de trabalhar duro e consegue produzir um conteúdo bacana na internet, é possível investir em streaming ou no oferecimento de coaching e cursos para jogadores inexperientes. E então, está a fim de ganhar dinheiro sem sair de casa?

SporTV está transmitindo o CBLoL 2017

Em janeiro deste ano, a SporTV anunciou que transmitiria o Campeonato Brasileiro de League of Legends na televisão, dessa vez na íntegra. Essa parceria entre a SporTV e a Riot começou em 2016, quando foi exibida a final da primeira etapa do campeonato.

Agora que a primeira etapa desse ano acabou, já podemos acompanhar pelo canal o MSI 2017. Essa visibilidade em espaços que eram próprios dos esportes tradicionais mais valorizados é fundamental para que o e-sport no Brasil seja levado a sério.

E não para por aí! Além da transmissão dos jogos, o site do canal também conta com uma sessão de notícias especializada em esportes eletrônicos, que trata das novidades dos campeonatos, das contratações e de toda aquela fofoca esportiva que a gente encontra por aí sobre futebol.

Cada notícia dessas aponta para um caminho muito promissor para os e-sports no nosso país. Está sendo conquistado cada vez mais espaço na mídia e mais investidores se sentem à vontade para impulsionar o mercado. Onde será que esse reconhecimento vai nos levar?

Gostou do post de hoje? Quer continuar ligado nas novidades do e-sport no Brasil e no mundo? Então assine a nossa newsletter e não fique por fora!