Entenda qual é a diferença entre games e-sports e outros jogos

A enorme popularidade dos jogos não é novidade, mas uma área que tem crescido muito desde os anos 2000 é o dos esportes eletrônicos, ou simplesmente e-sports. Os e-sports são jogos disputados em torneios, assistidos por milhares de pessoas. Porém, qual a diferença entre games e-sports e os demais jogos? O que diferencia games e-sports?


A enorme popularidade dos jogos não é novidade, mas uma área que tem crescido muito desde os anos 2000 é o dos esportes eletrônicos, ou simplesmente e-sports.

Os e-sports são jogos disputados em torneios, assistidos por milhares de pessoas. Porém, qual a diferença entre games e-sports e os demais jogos?

O que diferencia games e-sports?

Para começar, jogos no geral podem ter teor mais casual, ou podem ser mais focados em experiências individuais e nas tramas em si, como nos modos campanha/história. Já os e-sports são competitivos por natureza, visto que são sempre jogos multiplayer que contam com modo Versus, possibilitando a competição entre jogadores, que podem formar times.

Outra característica de jogos de entretenimento é que contemplam jogadores dos mais diversos níveis, enquanto os e-sports tendem a ter uma comunidade de jogadores bastante seletiva, sendo necessários muita prática e estudo para se qualificar e ascender rumo aos melhores.

Alguns players profissionais chegam a passar até oito horas diárias melhorando suas habilidades de jogo. Isso porque outra diferença dos e-sports em relação aos demais jogos é a existência de competições que, muitas vezes, envolvem premiações bastante atrativas, incentivando também a formação de equipes e ligas.

Diversas empresas que viram na crescente popularidade dos jogos eletrônicos a oportunidade de alta rentabilidade se tornaram patrocinadoras, financiando a profissionalização dos players que se destacam , a formação de times, e a promoção de torneios.

Quais as oportunidades nesse meio?

As chances de ganhar dinheiro nessa área estão crescendo a cada ano: De acordo com o e-sports earning, já foram distribuídos em 2016 mais de 80 milhões de dólares em prêmios, nos 2972 torneios já realizados, ultrapassando a premiação total de 2015, que ficou próxima a 66 milhões de dólares.

  1. Desde 2014, o jogo que mais paga em torneios de e-sports é Dota 2, que já rendeu mais de 30 milhões de dólares aos jogadores só nesse ano, distribuídos em 96 torneios. O game pertence ao gênero MOBA (Multiplayer Online Battle Arena), o mais popular entre os atletas eletrônicos.
  2. Outro gênero bastante presente entre os títulos considerados e-sports é o FPS (First Person Shooter), cujo maior representante esse ano foi Counter-Strike: Global Offensive. Em segundo lugar no ranking, os 722 torneios realizados pagaram mais de 14 milhões de dólares a seus ganhadores. O Jogo também é recorde em número de jogadores: 3722 Players em torneios só em 2016.
  3. O terceiro mais rentável é um dos MOBAs mais populares dos últimos anos, League of Legends. Foram realizados menos torneios em 2016, 108 contra os 303 do ano passado, mas o valor total dos prêmios aumentou em 2 milhões com relação a 2015, que concedeu 7,7 milhões de dólares.
  4. Saindo da sétima posição do ranking em 2015, o game que ocupa o quarto lugar da lista é mais um MOBA. Heroes of the Storm pagou aos vencedores de torneios 4,3 milhões de dólares em 2016, em 55 torneios realizados.
  5. O último dos cinco jogos mais rentáveis para atletas eletrônicos em 2016 é outro FPS, Call of Duty: Black Ops III. Nos 47 torneios, foram distribuídos 3,7 milhões de dólares.

Além do MOBA e do FPS, que dominaram o top 5 deste ano, outro gênero popular é o RTS (Real-Time Strategy), com jogos como Starcraft II.

Os jogos de luta, como os clássicos Street Fighter e Mortal Kombat, além de recentes como Super Smash Brothers, também tem participação considerável nessa área.

Além disso, há também os jogos de esporte, sendo o FIFA o mais conhecido. Alguns jogos não se encaixam nos perfis descritos, mas fazem sucesso entre os jogadores profissionais, sendo o exemplo mais notável Hearthstone: Heroes of Warcraft.

Agora que você conhece melhor o que diferencia games e-sports e as oportunidades oferecidas pela área, bateu uma vontade de entrar nesse mundo? É importante lembrar que, como já foi dito, esse é um meio que exige muita dedicação e estudo constante.

Além das habilidades, outra coisa muito importante para quem deseja ser um pro-player é a escolha dos equipamentos certos para seu PC, aqueles que maximizarão seu desempenho. Por exemplo, um dos aspectos essenciais dos e-sports é o trabalho em equipe, e nada melhor para se comunicar com seus companheiros de time do que um bom headphone.