Gamers: como encontrar o mouse ideal para jogar?

Um bom gamer sabe que todo detalhe conta e que é preciso aparelhar-se com equipamentos de acordo com suas necessidades. Um item em particular merece atenção redobrada: o mouse. Ele pode ser a chave para uma boa experiência no jogo ou algo desastroso! Além de se adequar ao usuário, o mouse ideal para jogar deve ter


Um bom gamer sabe que todo detalhe conta e que é preciso aparelhar-se com equipamentos de acordo com suas necessidades. Um item em particular merece atenção redobrada: o mouse. Ele pode ser a chave para uma boa experiência no jogo ou algo desastroso!

Além de se adequar ao usuário, o mouse ideal para jogar deve ter especificações únicas que ajudarão no desempenho na rodada. Separamos alguns dos principais critérios que você deverá avaliar antes de comprar a peça ideal para o seu PC.

Defina a finalidade

O primeiro passo é definir qual o objetivo do novo mouse e para qual tipo de jogo ele será utilizado, pois cada um possui uma quantidade de DPI (Dots Per Inch), item que define a sensibilidade do aparelho.

Geralmente, jogos FPS (First Person Shooter) necessitam de um sensor mais potente que os outros modelos, pois é preciso velocidade e agilidade no toque para dar tiros certeiros. Mas, não há a necessidade de muitos botões, pois há poucas aplicabilidades no game.

Já os jogos do estilo MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) necessitam de mais DPI do que os usados em games FPS, uma maior precisão e vários botões para conseguir executar todas as funcionalidades do jogo de forma rápida.

Avalie a taxa de resposta

Outro item de extrema importância para se avaliar, é a chamada taxa de resposta que nada mais é que a eficiência da troca de informações entre o computador e o mouse. Essa medida é avaliada por Hertz e quanto mais alto for, mais rápida será a resposta ao clique.

Geralmente, os mouses criados especificamente para games possuem a possibilidade de alterar as configurações que vão de 125 até 1 mil Hertz. Avalie qual a que mais atende ao seu desempenho e ao game, mas certifique-se que essa opção está disponível na peça que você escolheu antes de finalizar a compra.

Conheça os tipos de pegada

A forma como você movimenta a mão sobre o mouse também deve ser considerada na hora de escolher um periférico, isso é a chamada pegada. Há aparelhos desenvolvidos para três tipos:

  • Palm Grip: é o arquétipo mais comum entre os jogadores que posicionam a palma da mão sobre o corpo do mouse e os dedos em sua totalidade sobre os botões. É uma posição que causa menos fadiga e deve ser do tamanho da mão do gamer para ter um bom encaixe.

  • Tip Grip: muito utilizado por jogadores de FPS, neste modelo as pontas dos dedos ficam sobre os botões e a mão fica um pouco levantada Os modelos para essa pegada costumam a ser leves para facilitar os movimentos rápidos.

  • Claw Grip: a pegada dessa categoria caracteriza-se pela mão arqueada e apenas metade dos dedos ficarem sobre os botões. A posição se assemelha a uma garra sobre o mouse e demanda periféricos mais ágeis e precisos.

Analise o peso e a conexão

Você pode achar estranho, mas o peso do mouse pode impactar no seu desempenho. Quanto mais pesado, mais difícil será executar movimentos rápidos. Porém, quanto mais leve, menor é a estabilidade.

Outro ponto que você deve ficar atento é a conexão. Um mouse com fio tende a ter uma taxa de resposta mais rápida do que a versão wireless. Por isso, grande parte dos jogadores optam por aparelhos desse modelo.

Os detalhes são vários, mas salientamos que antes de efetuar a compra você deverá entender muito bem as necessidades do game em questão e de sua habilidade com o aparelho. A pesquisa não é fácil, mas vale a pena!

Agora que você sabe o que deve avaliar para ter um mouse ideal para jogar, que tal acessar nossa loja e escolher o que será a melhor opção para você.