O que procurar em um headset para gamers? 5 dicas imperdíveis

Os jogos atuais estão cada vez mais perto da realidade. Gráficos, locais, personagens, tudo isso nos aproxima da história e faz com que o game se torne uma verdadeira viagem. Por isso, ter uma boa plataforma para jogar é essencial, assim como investir em um bom headset. Um som de qualidade é fundamental e nos deixa


Os jogos atuais estão cada vez mais perto da realidade. Gráficos, locais, personagens, tudo isso nos aproxima da história e faz com que o game se torne uma verdadeira viagem. Por isso, ter uma boa plataforma para jogar é essencial, assim como investir em um bom headset.

Um som de qualidade é fundamental e nos deixa mais imersos nos acontecimentos da ação, além de facilitar a comunicação entre as pessoas que estão jogando. Para te ajudar com essa missão, separamos 5 dicas para você escolher o melhor headset para gamers:

O uso do headset

O uso do headset não é baseado somente na conversa entre as pessoas, mas também em passar informações entre os grupos que estão jogando. Em jogos FPS (First Person Shooter), sua utilização é mais comum. No Counter Striker, Call of Duty, Battlefield e Overwatch, por exemplo, é fundamental a comunicação entre as equipes para passar informações do inimigo, do mapa, entre outras coisas.

Por causa disso, não dá para escolher qualquer equipamento, não é?

Como escolher um bom headset para gamers

Valor

Existem headsets de todos os valores e para atender às mais diversas necessidades. Mas saiba que nem sempre um headset mais caro é garantia de qualidade. Existem modelos muito bons e com preços acessíveis.

Se seu orçamento está mais apertado, a Pc Yes!, Thermaltake e Superlux são boas opções. Já entre as que têm melhor custo-benefício estão a Corsair, Kingston, Cooler Master e etc. Outras como Sennheiser e MadCatz são mais reconhecidas e oferecem modelos top de linha, com altíssima qualidade e características únicas, mas os valores pesam mais no bolso.

Qualidade

Em jogos de ação, são priorizados os sons graves e agudos durante a sua criação. Dessa maneira, ter um headset que valoriza essas frequências faz toda a diferença. Em jogos FPS, por exemplo, um bom fone pode ajudar a identificar a localização de um inimigo por causa dos barulhos dos passos dele. Os efeitos do game devem ser evidenciados pelo aparelho.

Para jogos de computador, ter uma boa placa de áudio também vai ajudar na qualidade do som reproduzido pelo headset. Atualmente, placas onboard já atendem às necessidades, mas para as pessoas que querem o som ainda melhor, é possível comprar uma externa por cerca de R$50,00.

Tipo de conexão

Basicamente, existem dois tipos de conexão nos headsets para gamers. A primeira e mais tradicional é a P2. Com ela é possível ter mais versatilidade de uso do fone, pois essa entrada costuma ser o padrão não só nos consoles, mas também em aparelhos de som, televisões, smartphones e outros eletrônicos. A desvantagem é que ao usar em um dispositivo que tenha caixa externa, como um computador, não se pode usar os dois para reproduzir sons diferentes ao mesmo tempo.

Já o USB possibilita o uso simultâneo com caixa de som. Mais comum em computadores, os headsets com essa conexão são independentes da qualidade da placa de som e conseguem reproduzir com qualidade por si sós. Também é possível dividir as funções do fone e do microfone, sendo possível direcioná-las de modos diferentes.

Microfone

A qualidade é fundamental para se ter uma boa comunicação durante as partidas. Procure modelos que equilibram a qualidade do fone com o microfone — é muito comum, principalmente em marcas mais populares, um ponto ser melhor que o outro em um headset para gamers.

Produtos com canceladores de ruídos externos também ajudam nas conversas. Teste os modelos antes de comprar.

Conforto

Alguns jogadores passam horas em frente aos consoles, por isso, o conforto do headset para gamers é um diferencial. Existem modelos que proporcionam ajuste de tamanho para não ficarem muito justos na cabeça, outros vêm acolchoados para não machucar a orelha e ainda existem os fones sem fio, uma boa opção para quem precisa de mobilidade.

Essas foram algumas dicas para quem está procurando um headset para gamers de qualidade e com bom custo-benefício. Ainda tem dúvidas? Conheça os melhores modelos em nossa página!