Pré-venda ou lançamento: qual o melhor momento para comprar um jogo?

Um jogo bom, além de gráficos incríveis, deve ter uma história que te segure, uma jogabilidade dinâmica, um som de alta qualidade e, lógico, um modo online para se divertir com os amigos. Ao ficar sabendo que um jogo desse tipo, que se encaixa no seu gosto, está para ser lançado, fica difícil segurar o


Um jogo bom, além de gráficos incríveis, deve ter uma história que te segure, uma jogabilidade dinâmica, um som de alta qualidade e, lógico, um modo online para se divertir com os amigos.

Ao ficar sabendo que um jogo desse tipo, que se encaixa no seu gosto, está para ser lançado, fica difícil segurar o hype, não é mesmo? A ansiedade vem com tudo, e quando você menos espera já está louco para ter o game em mãos e acaba agindo por impulso.

Nessas horas, é bom colocar algumas questões na balança. Afinal, qual o melhor momento para comprar um jogo? Para não se arrepender depois, conheça aqui as vantagens e desvantagens de comprar um game na pré-venda ou no lançamento e tome a melhor decisão!

O risco de comprar o jogo na pré-venda

A procura por jogos na pré-venda tem aumentado exponencialmente nos últimos anos. Isso se deve, em grande parte, por conta do famoso hype, quando muitas pessoas comentam sobre o jogo e colocam excessiva expectativa nele, criando uma ansiedade coletiva.

Essa ansiedade deve ser controlada e merece atenção: embora ao comprar na pré-venda a pessoa pensa estar garantindo uma diversão antecipada, o gamer poderá se arrepender facilmente depois, visto que ainda não se tem uma opinião completa de comunidade gamer sobre o jogo.

Além disso, na maior parte das vezes, os jogos de pré-venda disponibilizam ao consumidor alguns extras e artigos especiais como personagens, itens e cenários que não vem junto com o game original. Essa é uma manobra de marketing sagaz, pois induz muitos gamers a comprar o jogo antecipadamente, o que satisfaz investidores e lojistas e induzem muitos a comprar sem pensar duas vezes.

O ideal é ficar de olho pois, embora os bônus sejam muito divertidos, eles logo estarão disponíveis para download ou para compra online daqui um tempo. Além do mais, jogos de pré-venda geralmente são mais caros e apresentam muitos bugs, que só serão corrigidos no futuro com os primeiros patches, assim que o game lançar definitivamente.

Um exemplo famoso é o jogo Street Fighter V que no pré-lançamento apresentava conteúdos escassos e os servidores eram altamente instáveis e com bugs, o que gerou tremenda insatisfação ao redor do globo.

Porque comprar um jogo no lançamento

Certamente, ao comprar um jogo na data de lançamento, as vantagens são mais relevantes. Mesmo que os bônus não venham em primeiro momento, com certeza, daqui um tempo, eles estarão disponíveis para compra online. Além do mais, vale lembrar que a pressa para comprar um jogo não tem motivo: como a maior parte dos games estão sendo vendidos em mídia digital, não há mais o risco da pessoa ficar sem o seu jogo preferido.

Somada a isso, ao comprar um jogo no lançamento, menores serão as chances de se arrepender depois. Isso acontece porque outras pessoas da comunidade dos games já vão ter experimentado o game e você ficará sabendo de informações que poderão ajudá-lo a perceber se vale a pena ou não comprá-lo.

Por fim, ao comprar o jogo no lançamento, o consumidor irá não só economizar dinheiro, pois geralmente os jogos ficam mais baratos depois da pré-venda, como também estarão livres da maioria dos bugs, que já foram corrigidos ou, pelo menos, já foram identificados.

Há vantagens tanto em comprar um jogo na pré-venda quanto deixar para comprá-lo no lançamento. No entanto, comprar um jogo no lançamento é garantia de qualidade e é sinônimo de prudência, evitando arrependimentos futuros!

Para mais assuntos sobre o tema e para ficar por dentro de todas as novidades sobre o mundo dos games se inscreva no nosso canal no YouTube e acompanhe nossa página no Facebook e no Instagram!