Qual é a diferença entre palco sonoro e imaging em fones?

Fone Gamer : Diferença entre Palco Sonoro e Imaging Um dos grandes problemas do mercado de “ fone gamer ” é a tremenda falta de qualidade oferecida pela maioria das marcas. Claro que estamos vendo este panorama mudar ultimamente com alguns produtos da HyperX e da Logitech por exemplo, no entanto, ainda falta muito para este


Fone Gamer : Diferença entre Palco Sonoro e Imaging

Um dos grandes problemas do mercado de “ fone gamer ” é a tremenda falta de qualidade oferecida pela maioria das marcas. Claro que estamos vendo este panorama mudar ultimamente com alguns produtos da HyperX e da Logitech por exemplo, no entanto, ainda falta muito para este segmento evoluir e chegar ao nível de marcas do ramo profissional de áudio.

Duas das especificações mais importantes nesta categoria de periféricos, principalmente para jogadores de FPS, são o Soundstage (geralmente visto como palco sonoro aqui no Brasil) e Imaging. Estes dois nomes são responsáveis pela identificação do quão imersivo pode ser um fone, fazendo relações de espacialidade com direcionamento, algo que você certamente não vai ver em efeitos 7.1 ou 5.1, que não passam de uma estratégia fajuta de marketing.

fones gamers
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn
HyperX utilizando o soundstage na publicidade do Cloud Revolver

Soundstage

O palco sonoro é o termo mais conhecido dos dois que estamos tentando entender, afinal, até mesmo algumas marcas gamers já estão começando a utilizá-lo no marketing de seus produtos. O soundstage é, de certa forma, a amplitude ou o tamanho do espaço em que o fone consegue posicionar seus sons.

Para facilitar o seu entendimento, imagine que o soundstage é literalmente um palco de um show ao vivo. Quando maior for este palco, ou seja, a amplitude dele que o fone pode oferecer, melhor é o soundstage. Na imagem abaixo você pode tomar todo o espaço desde ao violão até a bateria como exemplo do soundstage de um fone.

soundstage
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Imaging

No imaging temos uma definição um pouco diferente: enquanto o soundstage define a amplitude espacial que um fone pode oferecer, o imaging é a separação e precisão no posicionamento de cada som. Por mais que o palco sonoro de um fone seja amplo, ele não irá servir de muita coisa se o seu imaging não for bom, pois os sons ficarão “misturados”, sem definição e separação, assim como o contrário também não seria interessante.

Na imagem abaixo podemos dizer que o imaging seriam estas flechas vermelhas e azuis, pois elas são as responsáveis por reproduzir os sons no fone de tal maneira que o seu cérebro seja capaz de interpretar a direção de onde eles estão vindo, assim como definir a posição de cada um dentro do palco sonoro.

imaging
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

O fone perfeito

Em uma avaliação de um fone você geralmente verá estes dois quesitos que analisamos hoje sendo vistos juntos, como se fossem um só, pois, como já vimos anteriormente, são eles que definem a imersão que o produto é capaz de entregar.

Na maioria dos casos são os fones com construção aberta que oferecem um palco sonoro mais amplo e imaging melhor, pois eles permitem que haja um maior fluxo de ondas sonoras e garantem que não haja distorções entre diferentes frequências ou reverberações na earcup tão facilmente. Para um fone fechado oferecer uma qualidade superior tanto em soundstage quanto em imaging é preciso um trabalho muito forte na engenharia do produto e em sua equalização, e isto aumenta consideravelmente o seu custo de produção.

fone gamer
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Quanto maior for o soundstage e melhor for o imaging de um fone, mais bem avaliado ele será, e é exatamente por isto que geralmente recomendamos fones de estúdio em detrimento de fones gamers, pois eles se preocupam em entregar estas características com a maior qualidade possível, enquanto os de marcas focadas em jogos procuram entregar graves mais fortes e volumes astronômicos.

É óbvio que existem muitos outros fatores que determinam a qualidade de um fone e o quão útil ele pode ser para jogadores, mas isto é assunto para outro artigo. 😉