Relembre 5 momentos históricos no E-Sport

Um gol em final de Copa do Mundo de futebol ou uma medalha de ouro em Jogos Olímpicos são cenas marcantes, inesquecíveis e emocionantes, eternizadas na memória dos fãs. Assim como nessas modalidades, os E-Sports também já acumulam acontecimentos históricos e que levantaram o público. Competições profissionais de games estão cada vez mais populares em todo o mundo


Um gol em final de Copa do Mundo de futebol ou uma medalha de ouro em Jogos Olímpicos são cenas marcantes, inesquecíveis e emocionantes, eternizadas na memória dos fãs. Assim como nessas modalidades, os E-Sports também já acumulam acontecimentos históricos e que levantaram o público.

Competições profissionais de games estão cada vez mais populares em todo o mundo (incluindo no Brasil!) e lances e conquistas incríveis devem ser cada vez mais frequentes. Por isso, relembre 5 momentos históricos no E-Sport organizados por ordem cronológica e prepare-se para viver os próximos. 

1. A primeira competição

O cenário dos E-Sports atravessa um excelente momento, mas tudo começou em 19 de outubro de 1972, com o primeiro torneio de games já registrado. Foi na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, envolvendo o jogo Spacewar. Bruce Baumgart venceu cinco competidores e ganhou como prêmio uma assinatura anual da revista Rolling Stone.

O primeiro campeonato de grande porte só aconteceu três anos depois, com a Atari juntando 10 mil pessoas para o Space Invaders Championship. 

2. Virada espetacular em Street Fighter III: Third Strike

Daigo Umehara e Justin Wong são dois dos maiores nomes do cenário competitivo de Street Fighter — e o duelo entre eles na EVO de 2004 não poderia ter sido menos épico. No controle de um Ken com a barra de energia praticamente zerada, Daigo executa uma defesa inacreditável de uma sequência da Chun-Li de Wong, fazendo um incrível parry e vencendo para delírio da plateia.

Quem já jogou uma partida de um jogo de luta contra um amigo sabe como é a emoção de uma virada dessas, que se tornou um clássico no YouTube.

3. A jogada mais cultuada de DotA 2

Como não citar uma estratégia de DotA 2 tão incrível que ficou conhecida simplesmente como “The Play” (“A Jogada”)? Ela aconteceu no The International 2012 e envolveu as equipes Na’Vi e Invictus Gaming (IG), que tentou surpreender os adversários combinando suas ults.

Mas a estratégia deu errado e a virada veio em uma questão de segundos por conta de um jogador controlando Rubick — personagem que tem a habilidade de copiar golpes dos inimigos. A partida dura pouco mais de 40 minutos e é uma verdadeira aula de DotA 2. Você pode conferir a disputa completa no YouTube.

O The International é um dos eventos com as maiores premiações do mundo dos E-Sports — e um lance como esse só comprova o porquê.

4. Final de LoL no Maracanãzinho

Claro que o Brasil não poderia ficar de fora desta lista! O país respira cada vez mais E-Sports, e League of Legends é um dos games mais populares. O momento mais marcante foi em 2014, na final do CBLoL, a edição brasileira do campeonato. Ela valia uma vaga para o mundial, e a KaBum levou o prêmio em cima da CNB. O Ginásio do Maracanãzinho ficou pequeno: os ingressos esgotaram e foram 8 mil presentes fazendo muito barulho.

Nos anos seguintes, tivemos a final da primeira etapa do CBLoL de 2017, em Recife, e na final da edição de 2015, no Allianz Parque (estádio do Palmeiras, em São Paulo). Mas essa seletiva no Rio de Janeiro foi um dos primeiros momentos em que o público brasileiro provou que é mesmo apaixonado.

5. O primeiro milhão de espectadores em CS: GO

A maior prova de que os E-Sports estão em alta é a quantidade de pessoas assistindo ao vivo às transmissões. Em janeiro de 2017, a final do Eleague Major de Counter-Strike: Global Offensive bateu o recorde de mais de um milhão de espectadores pela primeira vez. O valor foi alcançado pelo Twitch na terceira partida da disputa entre os times Astralis e Virtus.pro, que terminou com vitória da Astralis.

O recorde anterior era de 760 mil espectadores simultâneos na ESL Cologne 2015. Alguém duvida que logo ele também seja batido?

Deu para perceber que as competições estão cada vez mais populares, não é mesmo? A tendência é que mais fãs acompanhem os campeonatos e, com a profissionalização ainda maior dos jogadores, surjam mais momentos históricos no E-Sport.

Você pode conhecer um pouco mais do que acontece hoje nas competições no Brasil neste texto do blog da Player ID.