Você conhece os fones de ouvido com áudio 3D?

A tecnologia 3D pode gerar muitas polêmicas quando pensamos no seu uso no cinema: há quem goste e quem ache completamente desnecessário. Mas quando falamos de tecnologia de áudio 3D, tudo muda. Fones de ouvido compatíveis com áudio 3D são unanimidade entre os gamers: quem tem adora e quem não tem quer ter. Ficou curioso?


A tecnologia 3D pode gerar muitas polêmicas quando pensamos no seu uso no cinema: há quem goste e quem ache completamente desnecessário. Mas quando falamos de tecnologia de áudio 3D, tudo muda.

Fones de ouvido compatíveis com áudio 3D são unanimidade entre os gamers: quem tem adora e quem não tem quer ter.

Ficou curioso? Então descubra tudo sobre esse tipo de fone no post que preparamos a seguir:

Como funciona a tecnologia do áudio 3D

A comparação é simples e direta: imagine que você possa ter no seu fone a mesma qualidade de som de um home theater. Enquanto escuta o vento nas folhas das árvores lá atrás, passos se aproximam pela sua esquerda e um carro passo na estrada mais adiante.

Como isso é possível? Sabe aquelas imagens de ilusão de ótica que parecem um monte de borrões e quando você olha atentamente consegue ver figuras em três dimensões? Essas imagens estereoscópicas simulam a nossa visão, criando imagens do ponto de vista do olho esquerdo e direito, e então o nosso cérebro faz a conexão.

O áudio em 3D funciona de forma semelhante. Ele é captado como se ouvíssemos um som com cada um dos ouvidos. Essa tecnologia — chamada de binaural — não é nova e já foi usada no século passado para que as pessoas pudessem ouvir óperas pelo telefone.

A grande vantagem do aprimoramento dessa tecnologia é que, com todo esse sentido de profundidade, a imersão em um game se torna ainda maior.

O mercado de fones de ouvido para áudio 3D

Apesar de não ser uma tecnologia inventada há pouco tempo, só nos últimos anos as empresas têm de fato investido nesses fones de ouvido.

Com a demanda cada vez maior de usuários em plataformas de vídeo por streaming, muitas marcas viram a possibilidade de entregar um produto que simule o cinema não só na sala das pessoas, mas em qualquer lugar em que estiverem.

E claro que, pra quem é gamer, isso é uma ótima notícia. Nada melhor do que poder perceber o ambiente ou arena do jogo com todos os seus sons.

Com isso, a oferta dos fones de ouvido compatíveis com o tipo de gravação 3D é cada vez maior e podemos encontrar de diferentes marcas e preços.

Escolhendo um bom fone de ouvido para ouvir áudio 3D

Para escolher um bom fone você tem que ficar esperto. Muitas marcas dizem ser apropriadas para uma boa experiência, mas nem todas de fato conseguem entregar um som em 360 graus.

Logo de cara, o fone de ouvido precisa ser estéreo. Além disso, existem alguns itens que você deve observar na hora da compra:

  • sensibilidade: mede o volume que o fone pode alcançar.

  • impedância: é uma medida importante, pois é ela que funciona para impedir interferência no fone. Ou seja, quanto maior, melhor.

  • potência máxima: o próprio nome já diz a que veio. De novo, quanto mais, melhor.

  • diafragma: é ele quem vai permitir reproduzir com clareza os diversos tipo de som. Para nós, gamers, o melhor é o diafragma eletrostático, que diferencia melhor os graves e agudos.

Os melhores fones disponíveis no mercado

Alguns dos fones que recomendamos — realmente compatíveis com a tecnologia 3D — são o Multilaser PH121, com filtro antirruído no cabo, e o CM Storm Sirus C, que suporta tanto ligação com PC quanto com consoles. Com eles, sua experiência decerto será a melhor possível!

E aí, curtiu nossas dicas? Quer continuar por dentro de tudo o que acontece no universo gamer? Então siga a gente no Facebook, no Instagram, no Google Plus e no YouTube e tenha acesso às novidades em primeira mão!