Você sabe o que significa RGB em teclados e mouses?

A sigla RGB vem de Red, Green e Blue, as cores usadas em dispositivos eletrônicos que, quando combinadas são capazes de reproduzir todas as demais. Apesar de não ser exatamente uma novidade, o RGB em teclado de membrana chegou há pouco tempo aos modelos mecânicos. O RGB em teclado pode proporcionar sistemas de retroiluminação (aquela


A sigla RGB vem de Red, Green e Blue, as cores usadas em dispositivos eletrônicos que, quando combinadas são capazes de reproduzir todas as demais. Apesar de não ser exatamente uma novidade, o RGB em teclado de membrana chegou há pouco tempo aos modelos mecânicos.

O RGB em teclado pode proporcionar sistemas de retroiluminação (aquela iluminação de fundo, por trás das teclas) bastante divertidos. Em alguns modelos, o led (individual em cada tecla dos teclados mecânicos) tem encapsulamento translúcido, o que permite que a cor se espalhe ao redor da tecla.

O melhor de tudo é que as opções de personalização são quase ilimitadas — com a configuração de cores estáticas ou dinâmicas e até reações luminosas ao pressionamento das teclas. Ficou curioso para conhecer melhor essa tecnologia? Continue a leitura!

A utilização do RGB em teclados

A tecnologia pode ser usada em algumas funções bastante interessantes para gamers. Um software que vem com o teclado permite controlar o perfil de cores do dispositivo, possibilitando escolher as mais inusitadas configurações.

É possível, por exemplo, manter apenas determinadas teclas iluminadas (com combinações diferentes, dependendo do game) enquanto o restante do teclado fica com uma cor neutra e sutil (ou até desligado).

As categorias do RGB

Existem, basicamente, duas categorias de teclados mecânicos RGB: o personalizável e o barato.

Os personalizáveis permitem escolher cores-chave individuais bem como compartilhar perfis com outros usuários. Eles têm, ainda, efeitos de luz mais avançados. Já os baratos oferecem apenas os efeitos programados pelo fabricante.

Quando os fabricantes começaram a incluir o RGB em teclados, o máximo que se podia fazer era escolher uma cor para retroiluminação ou uma animação. Depois, eles decidiram dar mais funções a esses pequenos leds.

A principal delas, até o momento, é a integração dessas luzes aos jogos de computador. Para isso, já são oferecidos SDKs para desenvolvedores de games.

O primeiro jogo a incorporar a novidade apareceu há um ano na CES (Consumer Electronics Show). Chamado de Moving Hazard, foi programado para destacar botões que estão ativos no jogo: as teclas WASD são iluminadas em branco, granadas aparecem verdes (e ficam vermelhas depois de usadas) e o teclado numérico serve como indicador de dano — mostrando de onde vem o perigo.

Outros jogos que já têm essa integração são Call of Duty: Black Ops III e Overwatch.

RGB em outros dispositivos

Que é legal ter indicadores visuais durante as partidas, é inegável. Apesar de os olhos do jogador estarem boa parte do tempo fixos na tela onde a ação acontece, nada impede que ele olhe para o teclado de vez em quando para saber a quantas andam seus recursos dentro do jogo. A iluminação personalizada é o que traz essa possibilidade.

E não é apenas nos teclados que o RGB pegou: ele também está em mouses e fones de ouvido. Para quem é fã de sincronismos, dá até para fazer todos os dispositivos “vibrarem” com o mesmo esquema de cores. Ou, quem sabe, terem animações complementares.

Nos mouses, as luzes RGB servem basicamente apenas para combinar com o teclado. Nada impede, porém, que sejam personalizadas para funções específicas semelhantes às que o teclado incorpora ao jogo.

A mesma lógica vale para os fones de ouvido. Se a sala estiver escura, e todos esses dispositivos iluminados estiverem em funcionamento, o resultado é bem bonito e impressionante.

Gostou de saber como o RGB em teclado pode mudar sua experiência gamer? Então siga-nos no Facebook, no Instagram e no YouTube para ter acesso a outros conteúdos como este!