Você sabe quem é Wendell Lira? Conheça o futebolista que virou gamer

Você sabe quem é Wendell Lira? Se você acompanha um pouco o mundo do futebol, provavelmente conhece algo sobre ele. Mas mesmo quem não é tão ligado ao esporte deve ter escutado muito esse nome no começo do ano passado. De origem humilde e com uma carreira peculiar nos gramados brasileiros, Wendell saiu do anonimato,


Você sabe quem é Wendell Lira? Se você acompanha um pouco o mundo do futebol, provavelmente conhece algo sobre ele. Mas mesmo quem não é tão ligado ao esporte deve ter escutado muito esse nome no começo do ano passado.

De origem humilde e com uma carreira peculiar nos gramados brasileiros, Wendell saiu do anonimato, desbancou um dos maiores jogadores do mundo e hoje emprega seu talento nos campos virtuais do universo gamer.

Conheça a trajetória de Wendell Lira, que saiu dos estádios de futebol para os gramados dos videogames:

O início da carreira nos campos de futebol em Goiás

Wendell Lira é um ex-atacante goiano de 28 anos que começou sua carreira logo cedo, aos 10 anos de idade, em uma escola mirim de futebol. Seu talento foi desenvolvido rapidamente e em 2002 ele chegou ao time base do Goiás Esporte Clube, onde se tornou profissional em 2006.

Desde então, sua carreira começou a deslanchar. Naquele ano, ele se destacou em uma equipe alternativa que disputava o estadual enquanto o Goiás corria atrás da taça da Libertadores.

No ano seguinte, fez sete gols em oito jogos e conquistou o posto de artilheiro do Campeonato Brasileiro Sub-20. No entanto, na temporada seguinte, sua carreira nos campos sofreu um baque por causa de duas lesões graves que o jogador sofreu. Mas isso não impediu que ele chegasse ao topo do mundo no futuro.

O Prêmio Puskás 2015 de gol mais bonito

Ainda em 2006, o Goiás recusou uma oferta de R$6 milhões do Milan para compra do jogador. Pensavam que depois conseguiriam um valor maior pelo passe dele, o que não aconteceu.

Wendell diz não guardar mágoas da decisão do time. Em 2012, o contrato com o clube foi encerrado e ele quase abandonou a carreira, chegando a trabalhar numa lanchonete com sua mãe para ajudar a família.

A partir daí, começou a rodar por diversos clubes até chegar ao Goianésia, onde após diversas partidas recebeu uma oferta do Vila Nova. A decisão de ir para o clube mudou a sua carreira.

No dia 11 de março, em uma partida contra o Atlético-GO, Wendell Lira fez um gol de meia bicicleta que não só levou a torcida ao delírio, mas também o mundo todo. E então, em janeiro de 2016 o jogador recebeu o Prêmio Puskás como o gol mais bonito do ano de 2015, desbancando um dos maiores nomes do mundo do futebol: Lionel Messi.

Com a consagração, qualquer jogador continuaria nos campos, mas para Wendell sua carreira seguiu um novo rumo.

A transição para os games

Na festa de gala da FIFA, onde recebeu o Puskás, Abdulaziz Alshehri (o então campeão mundial do videogame FIFA) desafiou Wendell para uma partida — convite esse que tinha sido recusado por Messi e Neymar na época. Mas Wendell resolveu encarar e simplesmente goleou o adversário, encerrando a partida com 6 a 1.

Sua paixão pelos jogos nunca foi secreta: em diversas entrevistas, ele diz que ficou emocionado em conhecer pessoalmente, no Prêmio Puskás, os jogadores que ele só conhecia até então no videogame. Então, após seis meses da premiação, anunciou sua aposentadoria dos gramados para dedicar-se ao sonho de ser gamer profissional.

Seu sonho é tornar-se campeão mundial de FIFA e ele tem grandes chances de chegar lá. Ele conseguiu se classificar para as finais da segunda temporada regional de FIFA 17, ao ficar entre os três melhores jogadores das Américas.

Dia 8 de abril, Wendell disputará a seletiva em Vancouver. O evento vai distribuir R$ 312 mil em prêmios e garante uma vaga nas finais da Ultimate Team Championship, em Berlim, no dia 20 de maio.

O desempenho do jogador na Weekend League, que garantiu a participação em Vancouver, foi louvável: ganhou 112 das 120 partidas que disputou.

O jogador tem um canal no YouTube, o WLPSKS – Wendell Lira, onde posta gameplays de FIFA, desafios com youtubers, jogadores e muito mais.

Gostou de descobrir quem é Wendell Lira? Então assine nossa newsletter, fique por dentro de tudo do universo gamer e receba mais histórias inspiradoras como essa!