O que é e qual polling rate usar no meu mouse?

Você sabe o que é a taxa de atualização do seu mouse? Sabe a diferença entre 500hz e 1000hz ou por que depende do mouse para decidir qual utilizar?


O que é Polling Rate ?

O que é Polling Rate ? Uma das configurações mais utilizadas no marketing de mouse gamer é o polling rate, também chamado de taxa de atualização ou frequência de atualização aqui no Brasil. Embora seja um conceito simples, é bastante comum que jogadores tenham dúvidas sobre ele ou sequer entendam do que se trata.

O maior “perigo” do polling rate é que, em alguns mouses de qualidade duvidável, utilizar taxas mais altas pode ser extremamente prejudicial, pois um mouse mal projetado, que não saiba trabalhar bem em frequências mais altas, pode ter perdas muito grandes no rastreio.

polling rate
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

É uma questão de tempo…

De maneira geral, podemos dizer que o polling rate é basicamente a frequência com que o mouse se comunica com o computador. Quanto maior a frequência (Hz) menor é o tempo (ms) necessário para que informações sejam enviadas do sensor para o computador. Hertz podem ser convertidos para milissegundos, portanto, temos uma resposta de 8 ms para 125Hz, 4 ms para 250Hz, 2 ms para 500Hz e 1ms para 1000Hz.

Quanto mais rápida for a comunicação do mouse com o computador, mais rápida será a resposta obtida na tela, portanto, quando você sente que existe um atraso no movimento que você faz com o mouse em relação com o que você vê no monitor, provavelmente existe algum tempo de resposta (do mouse ou do monitor) um tanto maior do que deveria.

mouse polling rate
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn
O Asus ROG Gladius possui uma taxa de atualização de 2000Hz

Nem sempre o mais rápido é o melhor

É bastante comum vermos a opção de 1000Hz sendo oferecida por qualquer mouse, desde o chinês mais baratinho até o mais potente do mercado. No entanto, uma má implementação do sensor ou até mesmo uma controladora ruim podem destruir o rastreio de um bom mouse em taxas mais altas. Um bom exemplo é o mouse James Donkey 325RS, que utiliza o sensor PMW3330 e tem uma boa implementação em 500Hz, mas perde muita qualidade do rastreio em 1000hz.

A diferença no desempenho do jogador causada pelo atraso entre 1000Hz e 500Hz na prática pode não ser muita, afinal, 1 milissegundo não é muita coisa, mas essa diferença existe. Se você estiver procurando um bom mouse, desconfie dos modelos mais baratinhos de marcas pouco conhecidas, procure um review técnico ou busque ajuda em uma comunidade de entusiastas como o grupo Periféricos High End no Facebook. Somente fazendo uma boa pesquisa que você gastará o seu dinheiro da melhor forma possível.

Mouse Logitech G603
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn
O Logitech G603 é um mouse wireless que trabalha muito bem em 1000Hz

Atualmente até mesmo os mouses sem fio, como o Logitech G603, possuem uma qualidade de rastreio excelente em polling rate maiores, o que em alguns anos atrás parecia ser uma conquista impossível ao mercado gamer.