Como escolher a melhor fonte para PC?

Imagine tentar ligar um carro com quatro pilhas AA. Eu sei, o exemplo talvez seja extremo demais, mas esse é um problema que passa despercebido por muitas pessoas que estão montando seus PCs para jogos. Quanto mais potente sua placa de vídeo, cooler e outros componentes em um desktop, mais você precisa ficar atento para escolher a


Imagine tentar ligar um carro com quatro pilhas AA. Eu sei, o exemplo talvez seja extremo demais, mas esse é um problema que passa despercebido por muitas pessoas que estão montando seus PCs para jogos.

Quanto mais potente sua placa de vídeo, cooler e outros componentes em um desktop, mais você precisa ficar atento para escolher a fonte para PC certa! E para te ajudar a não errar, selecionamos algumas informações sobre o assunto. Confira!

Por que escolher a fonte certa é tão importante?

Se você está levando a sério a montagem do seu computador, sabe como um PC gamer tem que ser um monstro. Você precisa do melhor processador, bastante memória, ventilação eficiente e a placa de vídeo mais potente que conseguir comprar.

E é de potência que estamos falando. Não adianta gastar todo o dinheiro nos outros componentes de hardware e não ter energia para fazê-los funcionar.

Fique ligado! Uma fonte genérica ou fraca pode simplesmente não ligar o seu computador, ou até danificar permanentemente seus componentes. Veja os riscos de uma fonte de baixa qualidade:

  • a fonte pode não aguentar o tranco e o sistema não ligar;
  • uma fonte de baixa qualidade pode ter tensões instáveis, prejudicando o desempenho e a capacidade de overclock da sua máquina;
  • em casos extremos, materiais e construção de má qualidade podem causar curtos ou até fazer com que a fonte pegue fogo!

Como escolher a potência certa da minha fonte para PC?

O cálculo para saber a energia necessária para alimentar seu computador não é difícil, mas você deve prestar atenção nas informações de fábrica de cada componente:

Placa de vídeo

Comece com o principal, a sua placa de vídeo. Em um PC gamer, ela é a responsável por consumir a maior parte da energia. Procure pelas informações de quantos Watts ela precisa no manual ou no site da fabricante.

É comum que as próprias empresas sugiram uma fonte mínima para usar a placa, como 400W, 450W ou até 600W. Mas você pode usar a indicação real de consumo de energia para colocar na conta uma fração desses valores.

Outros componentes

Em seguida, adicione à conta o consumo dos coolers, caso você precise de muito resfriamento. Normalmente, os outros componentes, como placa-mãe, processador, memória, entram em uma conta básica de 200W para alimentar o conjunto inteiro.

Some todos esses valores e você chegará a um valor mínimo para uma alimentação eficiente do seu conjunto. Mas lembre-se de sempre ter uma margem de segurança!

Existe alguma ferramenta para me ajudar nesse cálculo?

Se você não quer correr riscos fazendo a conta manualmente, o Power Supply Calculator é uma ferramenta excelente para fazer esse cálculo por você!

O site está em inglês, mas o processo é bastante simples. Basta acrescentar todos os componentes que você comprou e ele te indica a melhor fonte para o seu caso.

Certo, já sei do que preciso, como faço agora para comprar a melhor fonte para o meu PC?

Tendo feito os cálculos para saber o que você precisa, é hora de ter certeza que está fazendo a compra certa. Quando for pesquisar, procure por modelos com a quantidade de Watts que você calculou e um pouco mais acima, para ter uma base por onde começar.

O principal na hora de comprar é ter certeza que você não está adquirindo uma fonte genérica, de pior qualidade e com potência reduzida. Para isso, fique atento às informações da fonte e sempre compre em lojas confiáveis.

Uma boa dica é pesquisar se ela possui o selo 80 Plus, que garante ao consumidor que a fonte entregará no mínimo 80% da eficiência energética que promete.

Comprando de lojas confiáveis e escolhendo marcas certificadas, não tem como errar! É só pesquisar as opções dentro do consumo de energia que seu computador pede e escolher aquela com o melhor custo/benefício para você.

Do mesmo jeito que um carro não anda movido a pilhas, você não vai conseguir extrair o máximo do seu hardware se a sua fonte para PC é fraca demais ou de qualidade duvidosa.

Se você não tinha pensado nisso ainda, é hora de pesquisar! Comece conhecendo as opções de fontes que a Player ID tem para você!