Afinal, o que são switches em teclados mecânicos?

Todos os dias, a maioria de nós tem contato com um teclado de computador. E, quase sempre, é um teclado convencional de membrana. Eles não são, porém, a única opção disponível no mercado. Existem, ainda, os teclados mecânicos. A principal diferença está na forma como os switches em teclados mecânicos funcionam. Diferentemente dos teclados de


Todos os dias, a maioria de nós tem contato com um teclado de computador. E, quase sempre, é um teclado convencional de membrana. Eles não são, porém, a única opção disponível no mercado. Existem, ainda, os teclados mecânicos. A principal diferença está na forma como os switches em teclados mecânicos funcionam.

Diferentemente dos teclados de membrana, os teclados mecânicos têm um mecanismo separado para cada tecla, o switch, garantindo melhor feedback e mais durabilidade. Há quem diga até que um upgrade de computador deve passar pela troca do teclado quando se busca mais conforto ao usar a máquina. Principalmente para quem gosta de jogar ou escrever.

Quer entender mais sobre teclados mecânicos e como eles impactam no seu desempenho? Então acompanhe este post!

Funcionamento de teclados mecânicos

Em um teclado convencional, quando um botão é pressionado, o ponto de contato do domo de borracha alojado sob a tecla encosta na placa do teclado, fecha o circuito e registra o comando.

São três membranas de silicone que passam embaixo de todas as teclas. Com isso, a propensão a erros durante a digitação é maior. E mais: sua resposta tátil não é muito boa e é difícil saber qual a pressão necessária para ativar um botão.

Já no teclado mecânico, o switch disposto em cada tecla é composto por um interruptor e uma mola (no lugar do domo de borracha).

As vantagens incluem retorno mais rápido dos botões à posição original, redução da força necessária para digitar (a resposta tátil é mais aguçada) e maior durabilidade, suportando dezenas de milhões de tecladas (modelos de membrana aguentam algumas milhares de tecladas). Em geral, os botões de teclados mecânicos são mais macios e fáceis de apertar.

Tipos de teclados mecânicos

Os switches em teclados mecânicos, porém, não são todos iguais. Há seis tipos deles, com respostas sonoras e táteis diferentes, de acordo com o mecanismo usado nas teclas: Cherry MX Black, Cherry MX Red, Cherry MX Brown, Cherry MX Clear, Cherry MX Blue e Cherry MX Green.

A principal diferença entre eles é a resistência da mola (e a força necessária para teclar): o Red, por exemplo, é o mais suave e o Clear, o mais duro. O Brown é conhecido pelo som alto e agudo, enquanto o Red é o mais silencioso. É fundamental escolher um tipo que se adapte à forma de digitar e aos objetivos de uso.

Características dos switches em teclados mecânicos

A dica para saber com qual teclado mecânico você se dará bem é testar o modelo antes de comprar. Para ajudar, separamos algumas características:

  • Cherry MX Black: linear e sem clique auditivo. Pode incomodar por ser duro, mas facilita jogar títulos de MMO e RTS;

  • Cherry MX Red: linear, sem clique auditivo e muito bom para jogos, mas sua leveza pode atrapalhar jogadas precisas;

  • Cherry MX Brown: tátil, sem clique auditivo, é indicado para novatos e considerado ótimo tanto para jogar quanto para digitar;

  • Cherry MX Clear: versão mais resistente do Brown. Tátil, sem clique auditivo e, dependendo da tarefa, é bom tanto para jogar quanto para digitar;

  • Cherry MX Blue: resistente e com clique auditivo, emite um som alto no acionamento da tecla, lembrando uma máquina de escrever. Criado para quem digita muito, não é indicado para gamers;

  • Cherry MX Green: muito parecido com o tipo Blue, mas um pouco mais resistente ao toque. É tátil, tem clique auditivo e é mais indicado para digitadores do que para gamers.

Detalhe para gamers

Um diferencial importante para os gamers é a camada de resina coberta de cobre. Com ela, diversas teclas podem ser pressionadas e registradas ao mesmo tempo — bastante útil em jogos em que é preciso inserir diversos comandos em sequência.

Normalmente, os consumidores de teclados mecânicos são gamers e profissionais de e-sports, já que o preço afasta o consumidor comum. O custo mais alto, porém, se traduz em um acessório mais preciso e veloz, bem como mais resistente e duradouro.

Agora que você conhece os detalhes sobre switches em teclados mecânicos, é hora de fazer um upgrade. Conheça a seção de teclados mecânicos da Player ID!