Review: Headset Cougar Immersa
Bastante conhecida aqui no Brasil principalmente por seus mousepads com excelente custo/benefício, a Cougar é uma das marcas que está há mais tempo sendo vendida em solo brasileiro. Com várias linhas dos mais variados tipos de produtos, uma das poucas apostas em áudio que ela já fez foi em seu único fone, o Headset Cougar Immersa.
Além da versão que vamos conhecer hoje, a qual já é um pouco mais antiga, a Cougar também lançou este ano o Cougar Immersa Pro, que utiliza um sistema de áudio 7.1 virtual, RGB e um software de controle.
Vale citar que este fone quase certamente é baseado no AKG K712, um fone de qualidade de mais de US$300. O que isso quer dizer? Praticamente nada, mas é interessante ver que algumas marcas ao menos baseiam o seu design em bons fones, e este é um quesito que o Immersa se destaca, pois ele é muito bem feito.
DESIGN
Um dos pontos mais fortes do Immersa certamente é o seu design, afinal, ele é baseado em um modelo que utiliza o clássico sistema de headband fexível, que a priori já é mais confortável que as headbands “tradicionais” não flexíveis. Infelizmente não é possível girar as earcups para melhor apoiá-las nos ombros, mas elas são bastante maleáveis, girando quase que completamente no eixo das pontas do arco.
Nas earcups temos uma espécie de tela prateada, no entanto, não se engane pensando que este fone é aberto e ela serve para proteger os drivers, o Immersa tem uma construção fechada, pois logo atrás da tela é possível ver o plástico da earcup, portanto, isto é apenas um apelo visual.
As earpads não são removíveis e são feitas em courino aparentemente de qualidade, afinal, ainda não vi reclamações de usuários em fóruns e comunidades sobre este quesito. Elas são um tanto confortáveis, não tanto quando poderiam ser se fossem feitas em uma espuma de memória de qualidade como a do AKG K712, mas ainda assim é possível utilizá-lo por muitas horas sem desconfortos.
Falando sobre o arco, ele pode parecer bastante frágil, mas forçando ele você percebe que por dentro desta borracha laranja ele esconde hastes de metal bastante resistentes. Estas hastes também permitem que o fone seja bastante flexível, portanto, é possível estica-lo bastante sem risco de quebra.
O clamping force do fone é bastante moderado, pois embora os arcos sejam resistentes, eles são consideravelmente maleáveis. É provável que somente usuários com cabeças maiores o vejam como mais forte do que o normal, mas ele é certamente o suficiente para garantir que o fone não ficará caindo da sua cabeça.
A única coisa que não gostei muito no design deste fone é a falta de uma almofada na headband, que apesar de ser do estilo que naturalmente é mais confortável, é mais rígida que o normal e fica realmente incomodando um pouco no topo da cabeça.
O cabo do fone é revestido em nylon, no entanto, ele não é como os convencionais duros de má qualidade, é na verdade bastante maleável e flexível. O conector principal é um P3 para que você possa utilizar o fone em qualquer dispositivo, no entanto, ele acompanha um splitter P2 com conexões para fone e microfone separadas.
Ao longo do cabo é possível encontrar uma controladora, que permite que seja controlado o volume do fone e também desligar ou ligar o microfone.
O microfone é um modelo parecido com o do Razer Kraken V2, de haste flexível que pode ser recolhida para dentro da earcup. Este tipo de microfone é bastante interessante, no entanto, seria melhor se ele fosse destacável, o que colaboraria para um design mais limpo, sem este “bingolim” que sobra quando a haste está recolhida.
Você pode até não achar o fone muito bonito, mas é preciso admitir que ele é muito bem construído e aparentemente bastante resistente. Pessoalmente não consigo encontrar pontos que possam ser negativos para a durabilidade deste fone.
ESPECIFICAÇÕES DO HEADSET COUGAR IMMERSA
Headphone
- Tamanho dos Drivers: 40mm
- Potencia máxima de entrada: 100mW
- Sensibilidade a 1KHz: 95dB ± 3dB
- Impedância a 1KHz: 32Ω +/- 15%
- Responsividade: 20Hz – 20kHz
Microfone
- Tipo: Condensador com cancelamento de ruído
- Responsividade: 100Hz to 16kHz
- Sensibilidade a 1KHZ: -40dB ± 3dB
- Impedância: 2.2kΩ
- Conector de 3.5mm
A Cougar não disponibiliza um software para esta versão do Immersa
PS: Resolvi não abrir este fone por ele ser bastante difícil de desmontar e vou ter que devolvê-lo.
DESEMPENHO
Utilizar o Immersa foi uma experiência melhor do que eu imaginava. Quando recebi ele estava com uma montanha de produtos esperando para serem analisados e confesso que errei em deixar ele esquecido no armário pois, se compararmos ele ao lixo que temos em boa parte do mercado de fones gamers, ele não é um fone ruim.
Utilizei o fone tanto para jogar alguns games mais competitivos que exigem mais de um bom fone como CS:GO, jogos casuais como Middle Earth: Shadow of War e também escutei músicas com ele dos mais variados gêneros. Em todos os casos tive momentos em que gostei do fone e outros que me frustrei.
Em jogos competitivos o Immersa vai relativamente bem, pois tem um palco sonoro aceitável, mas sem muita profundidade. O imaging também é bom, mas é afetado quando frequências médio-graves são acessadas em efeitos de explosões, o que faz com que os sons fiquem embaralhados e o seu senso de direcionamento seja afetado. Para jogos casuais ele é até mais divertido de se utilizar, então talvez seja mais útil para este tipo de jogador.
Se você está buscando um bom fone para ouvir músicas, o Immersa provavelmente não vai atingir as suas expectativas, principalmente por ter médios bastante medíocres e agudos fracos, ambos sendo bastante afetados pelos médio-graves, que são um tanto fortes e abafam principalmente o som de vozes. Se você curte música eletrônica, é bastante provável que este headset seja uma opção para você.
Embora seja fechado, o Immersa não é bem isolado, portanto, é bastante provável que pessoas à sua vota escutem o que você está ouvindo em volumes mais altos. É bastante provável que está falta de vedação seja um dos motivos da imersão do fone ser tão acima do normal em fones gamers.
O microfone do headset é tão modesto quanto o conjunto todo, pois ele obviamente não oferece uma boa qualidade, mas ainda assim é o suficiente para ser utilizado em chamadas ao vivo enquanto você joga.
VEREDITO
O Cougar Immersa é um headset muito bem construído, aparentemente muito resistente e com um conforto invejável para a sua categoria. Embora não seja um exemplo em qualidade de som, o fone definitivamente não é descartável e pode servir como uma opção de baixo custo para jogadores que não podem pagar por concorrentes mais caros e de melhor qualidade.
O “resumo da ópera” é um tanto surpreendente para boa parte dos leitores deste review, pois posso afirmar com segurança que o Headset Cougar Immersa é um fone que entra para a minha lista de fones recomendáveis por menos de R$300, pois ele atinge níveis que considero minimamente necessários para um jogador utilizá-lo sem querer jogá-lo na parede.
Ainda não temos estoque do Cougar Immersa na Player ID, mas assim que tivermos um link para ele será disponibilizado aqui e em nossas redes sociais.