6 habilidades que jogadores de videogame desenvolvem mais rápido

Você sabia que o videogame é uma das diversões preferidas da maioria dos jovens brasileiros? Para você que faz parte desse grupo, aqui está uma boa notícia. Uma pesquisa realizada pela Brown Univesity, nos EUA, afirma que muito mais do que reconhecimento as habilidades de jogadores de videogame são importantes para a vida.  Segundo a pesquisa, os principais benefícios


Você sabia que o videogame é uma das diversões preferidas da maioria dos jovens brasileiros? Para você que faz parte desse grupo, aqui está uma boa notícia. Uma pesquisa realizada pela Brown Univesity, nos EUA, afirma que muito mais do que reconhecimento as habilidades de jogadores de videogame são importantes para a vida. 

Segundo a pesquisa, os principais benefícios dos jogos de videogame estão na capacidade de aprendizagem e na melhoria das habilidades visuais. Então, se você gosta de jogar videogame e já foi questionado, sobre o objetivo de tanta dedicação para bater as metas e cumprir os desafios do jogo, fique tranquilo!

Mas cá entre nós! É preciso confessar que a paixão pelo games vai além de qualquer explicação concreta. Entretanto, os benefícios de um bom jogo são inegáveis então, para você ter uma resposta à altura, continue a leitura e conheça algumas das habilidades de jogares de videogame e como eles as desenvolvem mais rápido. 

1. Liderança

Liderar nada mais é, de forma prática, do que comandar ou conduzir um grupo de pessoas. Porém, um líder deve ser um influenciador através de exemplos. Os jogos MMO — os quais várias pessoas interagem em uma da rede online — permitem, e até exigem, que os jogadores melhorem o relacionamento interpessoal e tomem decisões em prol de grupo. 

2. Trabalho em equipe

A liderança é importante, mas nesses mesmos jogos online o trabalho em equipe é fundamental. Aliás, uma coisa não exclui a outra, pois uma das principais características de um bom líder é saber trabalhar em equipe. A visão limitada da tela e a não precisão dos movimentos do outro deve ser dialogada para definir uma tática mais eficiente. Somente assim é possível chegar a um denominador comum e atingirem, juntos, os objetivos. 

3. Criatividade e habilidade

A introdução no mundo dos games é praticamente um desastre pra todo mundo. Dificilmente alguém consegue ser eficiente no primeiro contato com o controle. No entanto, os gráficos e mapas dos jogos vão, aos poucos, ensinando que é preciso reconhecer elementos para sair das situações de perigo. O jogador vai aprendendo a ser criativo, e ao mesmo tempo, melhora a performance com habilidades antes desconhecidas. Coordenação motora e a capacidade de enxergar detalhes são os eixos de comando da habilidade e da criatividade nos games. 

4. Foco e concentração

Para vencer um jogo é preciso estar focado, pois eles são desenvolvidos para dificultar a vida do jogador. Toda hora aparece um problema e ele precisa ser solucionado. Essas dificuldades levam o jogador a se concentrar no objetivo e nada do que aconteça ao redor, durante o jogo, o desviará o foco. 

5. Pensamento estratégico

Antes mesmo de iniciar uma nova fase, o jogador precisa conhecer a rota, estudar os mapas e as habilidades do personagem. Essa etapa ensinará o pensamento estratégico, partindo do princípio da necessidade de se traçar um plano. Sem planejamento, dificilmente, conseguirá passar de fase ou cumprir os desafios do jogo. 

Aliás, com avanço das tecnologias e o investimento em games, as franquias estão investindo em jogos direcionados para essa habilidade de jogadores de videogames. 

6. Confiança e responsabilidade

O fato de assumir riscos e atingir objetivos, por mais maluca que a ideia pareça, possibilita o aumento da confiança na tomada de decisões. O jogador aprende que mesmo uma decisão difícil e dolorosa precisa ser tomada. 

O jogador é responsável pelos seus atos e, mesmo cometendo erros, ele aprende que o resultado é a consequência de uma ação, seja ela boa, seja ruim. Existe uma congruência entre a confiança e a responsabilidade, pois a última permite decisões mais acertadas.

Essas são algumas das habilidades de jogadores de videogame, mas ainda podem existir mais, como celeridade do pensamento, capacidade de comunicação e união entre lógica e criatividade. No jogo, nem tudo é o que parece. Por isso, para se chegar a uma conclusão, é importante utilizar a criatividade para encontrar as premissas.