Profundidade de Cor
Seguindo a nossa série de publicações especiais sobre monitores e suas especificações, passamos para um dos aspectos mais importantes para os usuários que se preocupam com qualidade de imagem: a profundidade de cor.
Basicamente, a profundidade de cor é a quantidade de cores que um monitor pode reproduzir. Quanto maior o número de cores disponíveis, melhor será o alcance de cores. Comumente este aspecto é confundido com o espaço de cores (gamut), mas os conceitos são diferentes.
Profundidade de cor do Painel |
Bits totais por cor |
Etapas por subpixel |
Total de cores |
6 bits |
18 bits |
60 |
262.144 |
6 bits + FRC |
– |
– |
16.2 – 16.7 milhões |
8 bits |
24 bits |
256 |
16.7 milhões |
8 bits + FRC |
30 bits |
256 |
1.07 bilhões |
10 bits |
30 bits |
1024 |
1.07 bilhões |
Como a profundidade é determinada?
A profundidade de cor de um painel é determinada pelo número de orientações possíveis em cada subpixel (vermelho azul e verde). Essas diferentes orientações basicamente determinam o tom diferente de cinza e quanto mais “etapas” entre cada tom, mais cores possíveis o painel pode exibir. É por isto que a tabela abaixo mostra um aumento no total de cores de acordo com o aumento do número de etapas por subpixel.
Nos monitores mais baratos, os painéis TN são normalmente bastante modestos e seus subpixels têm apenas 64 orientações possíveis cada, o que dá uma profundidade de cor de apenas 262.144 (64 etapas em cada RGB = 64 x 64 x 64 = 262.144). Algumas vezes você verá este padrão sendo referido como cor de 18-bits (6 bits por subpixel RGB = 6 + 6 + 6), uma profundidade de cor bastante limitada.
Dithering e FRC
Para atingir os 16 milhões de cores ou mais, fabricantes de painéis geralmente usam duas tecnologias: Dithering e Frame Rate Control (FRC), termos que geralmente são trocados, mas significam coisas diferentes. De maneira geral, essas tecnologias simulam outras cores, permitindo que a profundidade de cores melhore geralmente para 16.2 milhões de cores.
Dithering Espacial: Este método envolve a atribuição de valores de cores apropriados da paleta de cores disponível aos pixels próximos, de modo a dar a impressão de um novo tom de cor que não poderia ter sido criado com as limitações do monitor. Esta tecnologia pode ser utilizada em painéis de 6-bits, como os TN, para reproduzir 16.2 milhões de cores perceptíveis.
Frame Rate Control (FRC) ou Dithering Temporal: Funciona com a combinação de quatro frames de cor com uma sequência no tempo, resultando em uma mistura perceptível de cores. Basicamente, dois tons de cores piscam rapidamente para dar a impressão de que um terceiro tom não disponível na paleta foi reproduzido. Esta tecnologia permite um total de 16.2 milhões de cores reproduzíveis, permitindo que painéis TN cheguem muito perto da qualidade de imagem de monitores VA ou IPS. O problema dessa tecnologia é que em alguns casos ela pode causar artefatos em tons de cores mais escuras.
Outras tecnologias de painéis podem oferecer mais orientações de pixels possíveis e, portanto, mais etapas entre cada uma. Os painéis VA e IPS, por exemplo, são tradicionalmente capazes de 256 etapas para cada subpixel RGB, permitindo 16.7 milhões de cores (8 bits de verdade, sem FRC), e é por isto que eles tradicionalmente possuem uma qualidade de imagem maior.
Já uma profundidade de cores de 10 bits geralmente é utilizada apenas em monitores de alta qualidade de uso profissional. Boa parte das marcas que dizem utilizar 10 bits na verdade utilizam painéis de 8 bits com um estágio adicional de FRC para estender a paleta de cores, pois um monitor com tamanha capacidade real de cores é absurdamente caro e raramente utilizado, portanto, sempre procure saber o máximo possível sobre o painel antes de comprar um monitor.