A resolução 4k faz alguma diferença para gamers?

Com o universo dos games se aprimorando mais e mais a cada dia, as tecnologias para proporcionar uma melhor experiência enquanto jogamos também evoluem rapidamente. Com isso surgiu a resolução 4k. Os monitores com essa tecnologia prometem até quatro vezes mais pixels do que a Full HD. A possibilidade de cada movimento em jogo virar


Com o universo dos games se aprimorando mais e mais a cada dia, as tecnologias para proporcionar uma melhor experiência enquanto jogamos também evoluem rapidamente. Com isso surgiu a resolução 4k. Os monitores com essa tecnologia prometem até quatro vezes mais pixels do que a Full HD.

A possibilidade de cada movimento em jogo virar uma cena de cinema é de deixar qualquer um alucinado! Mas será que vale mesmo a pena para nós, gamers? É isso que você vai descobrir neste post!

O que significa, na prática, uma resolução 4k?

Não sei se você se lembra ou se já ouviu falar, mas, nos primórdios dos games, a gente jogava mesmo era usando uma televisão de tubo. E ainda bem que de lá pra cá as TVs e monitores evoluíram muito.

Talvez você conheça a diferença entre as resoluções HD e Full HD. Agora, imagine a qualidade Full HD com o dobro de definição. Isso é o que pode-se esperar da tecnologia 4k. Se você se aproxima da tela, percebe rapidamente a diferença.

Na prática, a resolução 4k gira em torno de 4000 mil pixels na horizontal e 2000 na vertical. É pixel pra caramba! E quem é gamer sabe como a resolução faz diferença na experiência do jogo. Se você quer se sentir ainda mais imerso no jogo, a monitor de resolução 4k é uma grande pedida.

Qualquer jogo funciona bem no monitor de resolução 4k?

Um monitor desse tipo permite que a gente veja muitos detalhes quando estamos próximos a ele. Se você está assistindo TV, provavelmente está sentado no sofá, mais afastado da tela. Mas quando estamos jogando, principalmente no computador, estamos ali, bem mais perto do monitor, não é mesmo?

No começo dessa tecnologia, muitos conteúdos — cinema e jogos, principalmente — não eram produzidos para resolução 4k, mas isso já mudou. Hoje em dia, as grandes produtoras já estão pensando no público dessa tecnologia e não é difícil encontrar games de resolução 4k. Mas é de se esperar que muitos jogos antigos não façam diferença quanto à resolução, mesmo usando o monitor 4k

Pra você ter uma ideia Call of Duty: Advanced Warfare, Fifa 16, Project Cars, Fallout 4, Rise of The Tomb Rider, Just Cause 3 e GTA 5 são alguns dos jogos que você poderá desfrutar plenamente nessa resolução..

Detalhes de cabelo como em Tomb Raider, dobras dos uniformes como em Fifa 16 e as explosões quase reais de Just Cause 3, são alguns dos bons motivos para investir em um monitor ou TV de resolução 4k.

E por falar em investimento, qual é a relação custo-benefício?

Apesar dos monitores de resolução 4k terem baixado de preço nos últimos anos, você deve levar em consideração que, para aproveitar ao máximo a tecnologia, o seu computador também precisará de um GPU potente e uma boa conexão. Ou seja, o custo para jogar em 4k vai além do monitor. Se você é um gamer de consoles, o Xbox One e o PlayStation 4 já suportam a tecnologia.

Para quem quer levar os games a outro nível, ou mesmo se preparar de forma mais profissional para campeonatos e torneios, a resolução 4k não é um custo, é um investimento.

Se você chegou até aqui e é tão fissurado por games quanto a gente, aproveite para ler nosso post especial sobre as diferenças entre games e-sports e outros jogos!