O que é ping, e o que você precisa saber sobre isso

Para quem joga online, ou é um heavy user de computadores, o termo ping, com certeza, soa familiar. O Packet Internet Network Grouper foi criado por Michael Muuss e é uma ferramenta usada para examinar o estado da rede local e de outros equipamentos conectados a ela. Saiba mais sobre o que é ping e como


Para quem joga online, ou é um heavy user de computadores, o termo ping, com certeza, soa familiar. O Packet Internet Network Grouper foi criado por Michael Muuss e é uma ferramenta usada para examinar o estado da rede local e de outros equipamentos conectados a ela. Saiba mais sobre o que é ping e como ele pode afetar em sua performance nos jogos online!

O que é ping e como funciona?

O ping é um comando que mede quanto tempo um pacote de informações leva para ir a um destino e voltar, em milissegundos (ms). Ou seja, ele verifica a velocidade de uma conexão e, quanto menor seu valor, mais rápida é a internet.

O nome ping, na verdade, é uma analogia ao som de um sonar, assim como seu modo de agir. O ping é um importante comando para determinar a qualidade da transmissão de dados online de redes e sistemas operacionais em todo o mundo.

Como usar o comando?

Qualquer usuário pode usar o ping para verificar a velocidade de sua conexão, independentemente de seu sistema operacional. O primeiro passo é o seguinte:

  • Windows: abra o menu iniciar e digite “cmd” ou “prompt de comando” no campo de busca;
  • OS X: acesse a pasta aplicativos, depois utilitários e abra o terminal;
  • Linux: acesse o terminal pelo atalho Ctrl + Alt + T.

Em seguida, basta digitar ping e inserir a URL de um site ou o IP de uma máquina que esteja conectada à sua rede e na qual a conexão será testada. Serão apresentados vários dados, como o número de pacotes e se houve perdas de dados. Ao fim, aparecem as velocidades mínima, máxima e média, em milissegundos.

Também é possível usar sites especializados em medição do ping e que eliminam a necessidade de acesso ao terminal ou ao prompt de comando, como o Teste seu Ping ou o Teste sua Velocidade.

Como o ping afeta o jogo online e como estabilizá-lo?

O ideal é que o valor do ping esteja abaixo de 100 ms para que o usuário consiga jogar online. Também é importante notar se há perda de pacotes, pois caso haja, o usuário terá dificuldades para jogar, assistir vídeos etc. Caso os resultados de sua conexão não estejam dentro do esperado, o usuário pode adotar algumas medidas para minimizar o problema, como:

  • usar cabos: as conexões cabeadas dão mais estabilidade e velocidade na transmissão de dados, ao contrário das conexões por Wi-fi;
  • usar uma aplicação por vez: se você quer jogar seu jogo online, evite deixar o Torrent aberto, por exemplo, pois são aplicações que usam uma alta taxa de dados. Usadas ao mesmo tempo, elas causam interferências e podem atrapalhar o andamento da partida;
  • evite horários de pico: horários em que muitos usuários estão conectados à rede simultaneamente podem reduzir a qualidade da conexão da internet.
  • resete o modem e o roteador: às vezes é uma solução para reduzir o valor do ping. Basta desligar os aparelhos da tomada, esperar alguns segundos e religá-los;
  • reclame com a operadora: por fim, vale notificar a operadora sobre os problemas com sua conexão. Em alguns casos a causa pode ser uma dificuldade da empresa ou necessidade de mudança na rota da transmissão de dados, por exemplo.

Esclareceu suas dúvidas sobre o que é ping para melhorar sua performance nos jogos online? Confira também 6 passos para configurar seu PC para jogar em competições!