O Sensor Óptico de um Mouse Gamer é Importante ?
Embora que a comunidade entusiasta de periféricos cresça exponencialmente e já conte com um número grande de referências no assunto, ainda são muitos os pontos que precisam ser melhor compreendidos. Um deles é a respeito da “utilidade” de um sensor óptico topo de linha, como um PMW3360, em relação à outros um pouco mais simples, como um PMW3310.
É claro que são inúmeras as vezes que também li opiniões equivocadas de membros que diziam não valer a pena investir em um mouse gamer que não utilize o melhor sensor óptico do mercado, um espécie de “junta mais e compra um DA Elite”, o que não é verdade, afinal, um mouse com um sensor óptico um tanto inferior, mas ainda minimamente bom, ainda pode e deve ser recomendado para jogadores que tenham um orçamento limitado ou simplesmente gostem mais da ergonomia do produto em questão. No entanto, isto não é motivo para validar o argumento oposto, que diz que sensores topo de linha não fazem diferença.
Cada perda conta
O quão difícil é você quantificar o número de vezes que comete um erro em jogos competitivos que exigem precisão como os de tiro por falta de skill? Como você pode saber que em todas as vezes que errou, foi por causa da sua falta de habilidade ou de sorte? O fato é: Não tem como saber, então você está mais do que certo em querer procurar um mouse óptico com o máximo de qualidade possível se puder pagar por um.
Não é preciso ser o mais avançado dos jogadores para saber que cada pixel, cada milésimo de segundo, cada mínima perda, pode significar a perda de um round e a completa frustração, e esta frustração é ainda pior quando você acha que o erro foi seu, e não do seu equipamento, pois você realmente acredita que ele não poderia ser evitado sem muitas horas de treino.
Por você não perceber, não vale a pena?
Este artigo pode parecer bastante direcionado à jogadores de FPS, que precisam do máximo de precisão em seus mouses para não sofrerem perdas e eventualmente perderem um kill ou até um round, no entanto, não pense que qualquer outro tipo de jogador irá deixar de comprar um mouse com o máximo de qualidade possível simplesmente por seu jogo não exigir tamanha precisão.
Se tem um aspecto que devemos preservar deste mundo desenvolvido em que vivemos é o acesso à tecnologia, que hoje é infinitamente mais acessível do que era em seus primórdios. Desmerecer a vontade de uma pessoa em querer comprar um produto de qualidade por você achar que ela simplesmente “não precisa de tanto” é de uma desonestidade intelectual imensurável. Não seja esta pessoa, principalmente se você sabe o que ela está perdendo.