5 games de PC incríveis para aprender História

Estudar história nem sempre é uma tarefa fácil. Para quem gosta de ação, conhecer os acontecimentos do passado por meio de livros gigantes pode ser entediante em alguns momentos — quando não em todos eles. A boa notícia é que, hoje em dia, existem games de PC repletos de conteúdos valiosos sobre os principais assuntos.


Estudar história nem sempre é uma tarefa fácil. Para quem gosta de ação, conhecer os acontecimentos do passado por meio de livros gigantes pode ser entediante em alguns momentos — quando não em todos eles. A boa notícia é que, hoje em dia, existem games de PC repletos de conteúdos valiosos sobre os principais assuntos.

Os títulos auxiliam no aprendizado sem deixar de lado a diversão em frente ao computador. Imagine, por exemplo, saber mais sobre a Revolução Francesa sendo um dos personagens importantes da batalha. Gostou da ideia? Neste post vamos mostrar uma lista com 5 jogos incríveis para otimizar seus estudos por meio do seu passatempo favorito. Confira!

1. Detalhes da Idade Média com Europa Universalis

Famoso por sua fidelidade ao contexto histórico, o game transporta o jogador para a Europa antiga com cenários detalhados. O enredo aborda os principais momentos que antecedem o processo de colonização do continente americano.

As estratégias virtuais do título são completamente viciantes ao transitar por dominação de impérios, navegações marítimas e o poderoso esquema de consolidação da Igreja Católica. Outro diferencial é a trilha sonora, que traz toques realistas em cada fase com obras-primas da música clássica mundial.

2. Call of Duty e a envolvente narrativa das guerras

Se você precisa saber mais sobre os confrontos sangrentos que mudaram os rumos do mundo, esse game é a escolha perfeita. O jogador embarca em cada detalhe na visão dos soldados que lutaram na Segunda Guerra, na Guerra Fria e na Guerra do Vietnã.

A franquia de jogos organiza as batalhas em ordem cronológica, incluindo até mesmo alguns acontecimentos atuais. Além de passagens eletrizantes por cenários históricos, a trama ainda apresenta depoimentos reais de ex-combatentes, que tornam a experiência ainda mais impactante.

3. A polêmica em torno de Assassin’s Creed

A série de games é uma das mais vendidas em diversos países e conta com nove títulos no mercado. Ao ingressar no game, você pode aprender sobre os mistérios das sociedades secretas, Império Bizantino, Cruzadas, Guerra dos Sete Anos e Revolução Francesa.

Mesmo aclamado pelo público, o jogo enfrenta algumas controvérsias no seu roteiro. A principal delas é a descrição de Robespierre, uma das figuras mais influentes da Revolução Francesa: o político ficou popularmente conhecido como um dos heróis do país durante o confronto, mas na franquia, seu personagem é um impiedoso vilão.

4. God of War reúne a mitologia grega nos games de PC

O título lançado em 2005 transporta o jogador para dentro da história do guerreiro Kratos, ex-combatente do exército de Esparta. A trama gira em torno de uma elaborada tentativa de vingança contra Ares, o Deus da Guerra, responsável por persuadir o protagonista a assassinar sua própria família diante de promessas falsas.

Narrando a saga da Grécia antiga, a trama fez tanto sucesso que ganhou várias sequências envolvendo as lendas de divindades, batalhas épicas e deuses antigos.

5. O contexto histórico do nazismo em Medal of Honor

A franquia de jogos foi idealizada pelo premiado diretor de cinema Steven Spielberg. Toda a ação envolve momentos importantes da Segunda Guerra Mundial pela visão do soldado Jimmy Patterson, envolvido secretamente com uma organização americana.

Conforme você passa de fase, percebe fortes referências aos eventos decisivos do confronto, como a Batalha das Ardenas e o Dia D. Os intervalos são apresentados de forma empolgante para auxiliar na compreensão dos motivos políticos que fizeram o partido Nazista ascender na Alemanha.

Agora que você já conhece esses games de PC, comece uma maratona inusitada de estudos! Preste bastante atenção nos principais fatos que mudaram o mundo, mas aproveite também para aprimorar suas habilidades de jogador enquanto aprende.

Vai colocar em prática as sugestões deste post? Então compartilhe esta lista com seus amigos nas redes sociais para que eles também possam aprender jogando!