Mouse com Button Response Time alto é ruim?

É comum vermos usuários criticando certos mouses por eles possuírem um Button Response Time alto demais, inclusive entusiastas, mas isto é totalmente compreensível visto que qualquer sinal de um possível atraso na resposta de um botão pode significar a derrota em uma partida, principalmente se estivermos falando de jogos do gênero FPS. A diferença nestes


É comum vermos usuários criticando certos mouses por eles possuírem um Button Response Time alto demais, inclusive entusiastas, mas isto é totalmente compreensível visto que qualquer sinal de um possível atraso na resposta de um botão pode significar a derrota em uma partida, principalmente se estivermos falando de jogos do gênero FPS.

A diferença nestes casos é que o Button Response Time, o qual vamos chamar de BRT, não está diretamente ligado com o tempo que leva a informação de um clique a ser reproduzida no computador, mas sim um atraso no reconhecimento de cada clique, um recurso utilizado para evitar um problema recorrente: o double-click.

O que é double-click?

O double-click é uma falha que ocorre no switch do mouse quando não há tensão suficiente em seus contatos internos para separar os sistemas de ativação, o que faz com que os contatos se toquem mais facilmente e por mais tempo do que deveriam, gerando reconhecimentos duplicados de informação e, consequentemente, fazendo com que você atire mais do que queria em um jogo de tiro, por exemplo.

As soluções mais comuns para o double-click é, primeiramente, a utilização de switches com cliques mais duros, como um Huano ou um Zippy, ou então a inserção de um atraso no reconhecimento dos cliques que sirva para identificar e ignorar informações duplicadas em um determinado período de tempo.

O problema na utilização do BRT como recurso para evitar double-click é quando ele chega a um valor alto demais, como algo acima de 30ms, o que faz com que o mouse ignore até mesmo cliques duplos intencionais do jogador, ou seja, se ele der dois cliques no mouse em menos de 30ms, o segundo não será reconhecido. Normalmente um valor considerável como bom seria abaixo de 20ms.

O Button Response Time é ou não prejudicial?

Agora que já entendemos como o BRT funciona e porque ele existe, podemos dizer se ele é prejudicial ou benéfico?

De maneira geral vimos que o BRT pode ser bastante benéfico se for utilizado corretamente, em níveis não muito altos ele evita que problemas de double-click sejam recorrentes, o que aumenta a durabilidade do mouse. No entanto, se for utilizado de maneira errada, superando um nível médio de 30ms, ele pode ser extremamente prejudicial, causando falhas que não deveriam acontecer de maneira alguma.

Para finalizar, devo dizer que tudo o que vimos aqui não necessariamente condena marcas como a Razer que optam por utilizar um BRT baixo e, consequentemente, sofrerem com problemas de double-click em switches mais fracos. Tudo o que a marca quer certamente é oferecer o melhor desempenho possível, mesmo que sejam poucos os usuários que consigam clicar tão rapidamente. O que deve ser feito neste caso é o que a Razer fez com o DA Elite: Colocou um switch mais durável e manteve um BRT baixo.