O que significa IPS ou G em mouses?

Uma preocupação recorrente que alguns usuários costumam ter é em relação a informações descritas nas especificações de mouses. Na infinita maioria dos casos, vemos diversas nomenclaturas e acrônimos gravados na caixa ou no manual dos produtos, mas não fazemos ideia do que significam, no entanto, se eles estão lá, alguma importância devem ter. Duas das


Uma preocupação recorrente que alguns usuários costumam ter é em relação a informações descritas nas especificações de mouses. Na infinita maioria dos casos, vemos diversas nomenclaturas e acrônimos gravados na caixa ou no manual dos produtos, mas não fazemos ideia do que significam, no entanto, se eles estão lá, alguma importância devem ter.

Duas das especificações que mais comumente costumamos perceber a existência de dúvidas são a “IPS” e a “Aceleração (G)”. Estes dois fatores estão diretamente ligados pela relação que ambos têm com a velocidade máxima de rastreio do sensor, que costumamos medir em nossos testes por metros por segundo (m/s), no entanto, é claro que elas são um tanto mais complexas que uma simples unidade de medida para este limite do sensor. Vamos a uma breve explicação sobre ambos.

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn
O Razer 3.5G é um dos mouses que utiliza estes coeficientes no nome

IPS (Inches per second) em mouses

O acrônimo IPS, que no português se estende a “polegadas por segundo”, é utilizado por fabricantes para, de alguma maneira, refletir o controle de velocidade de um mouse. Em uma conversão direta, 1 m/s equivale a uma média de 39,4 IPS, no entanto, quando impresso em uma especificação, costuma-se arredondar o valor final para cima para gerar um número inteiro e “mais bonito”.

Por exemplo: Se o alcance em IPS de um sensor é dado como 60-120 IPS, a taxa mais baixa geralmente significa que o sensor vai rastrear até 60-70 IPS sem problemas sobre maioria das superfícies que for utilizado, no entanto, se o mouse estiver sobre uma superfície otimizada à capacidade de seu sensor, como um mousepad de pano preto, ela pode ser maior e chegar a até 120 IPS. Atualmente as empresas quase não utilizam esta medida por alcance, apenas colocam o valor máximo que o sensor conseguiu atingir em um mousepad padrão da marca.

Agora vamos a um exemplo prático e não apenas teórico: Nos testes que fiz com o Logitech G403, utilizando um mousepad Ducky Flipper Extra, cheguei a uma velocidade máxima de rastreio de 5,86 m/s, que convertido para IPS dá uma média de 230,88 IPS. Enquanto isso, no site da Logiteh, encontramos a informação que o mouse atingiu uma velocidade máxima de mais de 300 IPS em testes feitos em um mousepad Logitech G240. A discrepância de quase 70 IPS é grande? Sim e não, pois, como dito anteriormente, este valor é sempre arredondado e, além disto, esta é apenas uma média que pode ter uma variação considerável dependendo da superfície onde você está realizando os testes, isto sem contar com os equipamentos e softwares da Logitech que são muito mais precisos do que os que temos acesso.

Aceleração (G) em mouses

A aceleração é outro termo utilizado pelas fabricantes para designar algum valor em relação às capacidades de velocidade de rastreio de seus mouses. Neste caso mais especificamente, ela se refere à taxa máxima de troca de velocidade que o sensor pode detectar, ou o quão rápido ele pode acelerar de um ponto a outro. Esta medida é realizada em unidades G (aceleração da gravidade), onde 1G corresponde a aproximadamente 9,8m/s/s (metros por segundo a cada segundo, também visto como m/s²).

Note: Esta aceleração que estamos falando NÃO é a mesma que costumamos testar em reviews, aquele teste se baseia em um termo chamado de “Pixel Skipping” e não tem nada a ver com o que estamos vendo aqui.

Este tipo de medida é um tanto mais difícil de explicar pelo fato de que este nível máximo de aceleração pode ser impossível de produzir fisicamente a partir de 8G ou mais. Como um exemplo, para alcançar a aceleração de 15G, o mouse precisaria acelerar de 0 a 5,1m/s em um curto espaço de tempo de mais ou menos 35ms, o que necessitaria de uma velocidade inumana para se alcançar.

Em um exemplo mais realista (veja a imagem abaixo), se acelerarmos constantemente do ponto A até o ponto B, começando em 0m/s e terminando em 4m/s, onde os pontos A e B são as bordas de um mousepad QcK (que possui 320mm de largura), em um espaço de tempo de mais ou menos 80ms, teríamos que atingir 5.1G de aceleração, sendo que 80ms é aproximadamente o tempo que levamos para atravessar um QcK em uma velocidade constante de 4m/s.

 

Conclusão

Como você pode ver, as empresas utilizam diferentes maneiras para testar e informar as capacidades dos sensores de seus mouses, no entanto, todas elas delimitam basicamente um termo que é relativamente fácil ser calculado: A velocidade máxima que um sensor é capaz de rastrear sem apresentar problemas.

Estes termos podem ser amplamente utilizados, mas pouquíssimas pessoas sabem o que significam, afinal, eles podem ser bem difíceis de entender como você deve ter percebido. Seria muito mais interessante se as fabricantes passassem a utilizar um coeficiente mais simples em suas medidas, algo possível de ser calculado em casa com um software simples como o Enotus, como o que costumamos utilizar em nossos reviews apontando a velocidade máxima de rastreio em algum mousepad de pano convencional da própria marca.

Se este artigo te ajudou a entender um pouco mais sobre mouses, deixe um comentário abaixo e compartilhe o link com seus amigos, você estará ajudando mais pessoas a compreenderem estes termos difíceis encontrados na caixa ou no manual dos produtos e estará nos incentivando a trazer mais conteúdos didáticos.

Créditos: wo1fwood do Overclock.net