Notebook, Desktop ou Console: qual a melhor plataforma para jogos?

Antigamente, o vídeo game era visto como o único lugar para ter contato com os games. Hoje em dia, contamos com muito mais alternativas que disputam o posto de melhor plataforma para jogos. Você prefere notebook, desktop ou console? Para quem curte passar horas imerso nos jogos, essa decisão não é tão simples assim. Há


Antigamente, o vídeo game era visto como o único lugar para ter contato com os games. Hoje em dia, contamos com muito mais alternativas que disputam o posto de melhor plataforma para jogos. Você prefere notebook, desktop ou console?

Para quem curte passar horas imerso nos jogos, essa decisão não é tão simples assim. Há uma série de fatores que devem ser levados em conta para escolher a que consiga proporcionar maior qualidade ao seu entretenimento.

Por outro lado, ser você sabe bem o que quer, a escolha fica bem mais fácil. É para ajudar nisso que reunimos, neste post, as principais características de cada uma dessas alternativas para você tomar uma decisão. Pause o game — se ele não for online, claro — e boa leitura!

Notebook

A mobilidade sempre foi o principal benefício dos notebooks e, recentemente, eles começaram a contar com um poder gráfico capaz de bater de frente com os desktops.

Em geral, notebooks costumam ter desempenho inferior ao de desktops, além de não poderem ser atualizados tão facilmente em termos de hardware. É possível ver alguns com especificações bastante atraentes, mas, geralmente, possuem preço bem salgado. O grande atrativo do notebook para gamers é poder transportá-lo para qualquer lugar. 

Para quem não quer tanto poder de processamento gráfico assim, um notebook pode ser a melhor plataforma para jogos. Você pode contar com a vantagem de a máquina também ser um computador portátil, o que é bastante útil para boa parte das pessoas.

Desktop

O bom e velho computador de mesa permanece mais relevante do que nunca para quem gosta de jogar.

O principal benefício do desktop como possível melhor plataforma para jogos é a capacidade ter suas peças atualizadas continuamente. Você não precisa comprar tudo de novo sempre que quiser mais qualidade gráfica: basta adquirir uma placa de vídeo nova, melhorar o processador ou atualizar a memória RAM.

Esses investimentos permitem que o seu desktop consiga se equiparar aos consoles da geração atual e até ultrapassá-los. Além de ser uma máquina multiuso, capaz de realizar diversas outras tarefas.

Console

Se você não quer ficar se preocupando com upgrades nem com compatibilidade, pode ser que a melhor plataforma para jogos seja o console.

Eles não têm a mesma capacidade gráfica dos desktops e notebook top de linha, mas contam com uma variedade de games e volume de jogadores online para compensar. Aqui, a decisão vira outra: é preciso escolher entre Microsoft, Sony e Nintendo.

É nos consoles em que você tem mais chances de aproveitar lançamentos exclusivos. Por outro lado, tudo precisa ser jogado com o controle. No PC, você conta também com a opção de usar mouse e teclado, o que costuma ser melhor para alguns gêneros, como estratégia e tiro.

Hora de decidir

Cada uma dessas alternativas possui vantagens que podem qualificá-las como a melhor plataforma para jogos. Leve em consideração qual é o seu estilo de jogar e decida pelo jeito que se encaixa no seu dia a dia. Todas as opções são ótimas para curtir os principais lançamentos, então a sua preferência pessoal deve prevalecer.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo dos games? Então cadastre-se na newsletter da Player ID!