O que é o tempo de resposta GTG em monitores?

Tempo de Resposta Monitor Gamer Tempo de Resposta Monitor Gamer. Uma das áreas mais complexas e difíceis de analisar nos periféricos são os monitores. Estes equipamentos tornam-se cada dia mais avançados e cheios de tecnologias que melhoram a sua performance, fazendo com que seja necessária uma dedicação no estudo de seu funcionamento, no entanto, é


Tempo de Resposta Monitor Gamer

Tempo de Resposta Monitor Gamer. Uma das áreas mais complexas e difíceis de analisar nos periféricos são os monitores. Estes equipamentos tornam-se cada dia mais avançados e cheios de tecnologias que melhoram a sua performance, fazendo com que seja necessária uma dedicação no estudo de seu funcionamento, no entanto, é comum que surjam dúvidas até sobre especificações mais simples, como o tempo de resposta.

A confusão mais comum quando tocamos nestes assuntos é referente à diferença entre tempo de resposta e input lag, porque sim, eles são coisas completamente diferentes, embora com conceitos levemente parecidos. Vamos começar explicando a diferença entre eles.

tempo de resposta monitor
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Input Lag

O input lag é basicamente o tempo que o seu monitor leva para reproduzir as informações enviadas pelo seu computador, sejam elas geradas por seu mouse, pelo teclado ou pelo próprio algoritmo de um jogo.

É por esta especificação que não é recomendada a utilização de televisões comuns como monitor de computador, pois elas possuem um input lag que muitas vezes pode chegar a mais de 70ms, o que é inaceitável e afeta consideravelmente o seu desempenho.

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Tempo de Resposta GTG

Embora muitos pensem que esta é uma especificação utilizada apenas como uma forma de marketing, na realidade ela é bastante importante e determina um aspecto visual que ajuda tanto na qualidade da imagem quanto no seu desempenho em um jogo.

O GTG é abreviado do termo “grey to grey” (cinza para cinza, no português), o qual é utilizado para determinar quanto tempo um pixel leva na transição de uma cor mais escura para uma mais clara, mais especificamente do cinza mais escuro (0% de cinza que é igual a preto) ao cinza mais claro (100% cinza que é igual a branco). Chamamos isto de transição de pixel, o GTG é uma espécie de unidade de medida para ele.

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Gráfico exemplo de um teste de tempo de resposta GTG

É importante lembrar que este tempo de transição varia de acordo com a cor para qual o pixel está mudando, afinal, quando o pixel está mudando para um tom de cor parecido o tempo que ele leva é menor, é por isto que o GTG é calculado em cima das cores mais diferentes possível: o preto e o branco.

Os efeitos de um GTG e input lag altos

Quando vemos um monitor com o tempo de resposta muito alto o que percebemos na tela são borrões e o chamado efeito “ghosting”, que ocorre quando temos a impressão de que os objetos em movimento na tela possuem um arrasto, como se estivessem multiplicados. O problema gerado pelo input lag é diferente, ele causa literalmente um atraso perceptível entre os movimentos que você faz e o tempo que eles demoram para serem reproduzidos na tela.

Um dos recursos utilizados para melhorar o tempo de resposta de um monitor é o Overdrive, que gera um aumento na voltagem e força uma transição de pixel mais rápida. Este recurso pode ser muito útil, mas em alguns casos pode fazer com que surjam artefatos na tela e o famoso “Overshoot” aconteça, mas estes são assuntos para outro artigo.

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Um dos monitores que utiliza Overdrive é o Alienware AW2518H