O que é taxa de contraste, brilho e luminância em monitores?

Brilho e Contraste. Você já parou para pensar o que significam estas especificações? Entenda os conceitos de taxa de contrate, brilho e luminância em monitores.


Taxa de Brilho e Contraste

Brilho e Contraste. Um dos poucos periféricos que valem a pena levar em consideração as especificações fornecidas pelo fabricante são os monitores. Não apenas por ser bastante difícil verificar e fazer benchmarks de características de monitores, mas também por elas serem bem mais úteis do que as que vemos por exemplo em mouses.

Nesse post você vai entender um pouco mais sobre duas destas especificações, a taxa de contraste e o brilho ou luminância, duas estatísticas bastante importante para entendermos a qualidade das imagens do monitor, as quais podem ser muito úteis principalmente em jogos competitivos.

monitor acer
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn
O Acer ProDesigner PE320QK tem uma das melhores taxas de contraste em painéis IPS

Taxa de contraste

A taxa de contraste de um monitor é a diferença entre o preto mais escuto e o branco mais claro que ele pode exibir. Essa definição é dada pela estrutura do pixel e pela eficiência com que ele pode iluminar e bloquear a luz da unidade de luz de fundo do painel. De forma geral, quanto maior a taxa de contraste, melhor, pois a profundidade dos pretos e o brilho dos brancos são superiores.

O mais comum na indústria atualmente é a relação de contraste 1000:1, principalmente em painéis TN e IPS, mas modelos com painel VA já oferecem razões de contraste estático de mais de 3000:1, que é consideravelmente melhor.

taxa de contraste
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Algumas tecnologias mais avançadas possuem uma capacidade de controle dinâmico de contraste, oferecendo taxas de contraste muito maiores (milhões:1, por exemplo). Embora pareça uma especificação interessante, desconfie de monitores que utilizam esse controle dinâmico, pois nem sempre ela é tão útil na prática. Ao menos já temos evoluções que trabalham muito bem com esta tecnologia, então uma boa pesquisa pode sempre evitar os piores modelos.

Brilho e Luminância

Como uma especificação, o Brilho é uma medida do branco mais brilhante que o monitor pode exibir, geralmente também chamado de luminância. Geralmente os painéis têm um brilho alto demais para uso confortável, o que faz com que seja usado um On Screen Display (OSD) para que a configuração do brilho seja controlada.

brilho e contraste
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

O brilho costuma ser medidos em monitores por cd/m² (candela por metro quadrado), sendo a configuração recomendada para uma tela em condições normais de iluminação o valor 120 cd/m². O brilho padrão de monitores costuma ser bem maior que o recomendável, portanto, é preciso considerar se os controles do monitor oferecem um ajuste decente, com a possibilidade de diminuir a luminosidade a um nível confortável de acordo com as condições de iluminação do ambiente em que você irá utilizá-lo.