PlayerID Dicas: Dê um up sem medo nos seus periféricos – e economize bastante – com essas dicas!

Série de posts com dicas essenciais para quem procura novos periféricos, de qualidade e não quer gastar muito.


Falaaa Players! Como vocês estão?

Nós da PlayerID temos acompanhado o nascimento e o crescimento de um cenário que antes nem imaginávamos poder existir. Hoje em dia é comum vermos eventos gamer e de tecnologia ocorrendo em todo o globo, campeonatos de proporções estratosféricas sediados recorrentemente em espaços que antes eram reservados aos esportes, digamos assim, clássicos, e gigantes da tecnologia investindo pesado em equipamentos que melhoram a performance dos pro-players. E nada melhor do que aproveitarmos esse gancho para inaugurar a sessão de artigos autorais com uma série de posts com dicas sobre periféricos para vocês realizarem suas compras com muito mais segurança – e sem gastar muito 😉 .

Vamos pincelar informações básicas, porém muito úteis, de cada categoria de periféricos em cada post. Quais os recursos mínimos que um periférico deve oferecer de acordo com cada necessidade; as novas tecnologias mais relevantes; e, óbvio, dicas de marcas e modelos que estão dando um show em custo-benefício!

Fiquem ligados no blog, os posts serão publicados quinzenalmente, nas quintas-feiras. Bora ao que interessa rs?!

Mouses

As tecnologias desenvolvidas atualmente para mouses são extremamente sofisticadas. Ultrapassamos os limites do comum. Hoje existem mouses que, além das já reconhecidas configurações funcionais, como de botões e macros ou de velocidade e precisão, também permitem a customização do próprio formato do mouse. Quer dizer, com poucos ajustes determinamos a extensão, por exemplo, da área de contato do mouse com a palma de nossas mãos, da distância entre os dedos e os botões, da largura do mouse e muitas outras.

É importante compararmos as nossas necessidades à todas as funções que o mouse oferece. Qual o nosso tipo de pegada: Palm, Claw, Tip? O layout do mouse atende nosso tipo de pegada e tamanho da mão? O movimento que buscamos é mais preciso ou mais rápido? O DPI oferecido atende às especificações do nosso monitor, em tamanho e resolução? Os jogos e aplicativos mais utilizados usam todos, ou a maior parte, dos botões extras disponibilizados? Vamos conferir breves explicações sobre cada uma dessa características.

TIPO DE PEGADA E LAYOUT DO MOUSE

São consideradas mais comuns as pegadas do tipo Palm, Claw e Tip. Cada uma delas refere-se a determinado arranjo, ou formato, durante o uso, da mão sobre o mouse e dos dedos com relação aos botões. As fabricantes lançam modelos direcionados para cada tipo de pegada, mas existem modelos universais ou que atendem, com grande eficiência, diversos tipos de pegada com um único layout. Bora explicar um pouquinho sobre cada uma delas.

Palm

Essa é a pegada do Player que descansa a mão sobre o mouse, apoiando toda a palma e boa parte dos dedos no periférico, buscando conforto e precisão nos movimentos. É comum aos que possuem essa pegada executar movimentos curtos e precisos, adequando a velocidade do mouse ao alcance do ponteiro necessário com o menor movimento, bem como executar cliques extremamente precisos.
Indicamos utilizar mouses de tamanho maior, com formato ergonômico, já que são desenhados para adequar-se a tamanhos maiores de mão e possuem, geralmente, botões maiores com switches de maior força de ativação. Afinal, se é precisão que se busca, cliques acidentais por questões de sensibilidade do switch podem significar a completa derrota – ou vitória – nas arenas.

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Claw

Considerada a pegada mais comum, aqui o Player apoia apenas parte da palma da mão no mouse, com parte considerável da mão arcada, realizando o controle de movimentos e cliques por uma pequena extensão além da ponta dos dedos, abrindo mão de parte do conforto para garantir maior controle nas jogatinas. Nesta pegada o objetivo é executar movimentos curtos e velozes, geralmente reações à jogadas adversárias ou rápido acesso a menus e comandos dispostos em locais diferentes da tela, alterando, perfeitamente, entre velocidade e precisão.
Para os que têm a pegada Claw, indicamos mouses de qualquer layout ou anatomia, bem como botões de maior ou menor força de ativação, já que consideramos essa a pegada mais universal existente. Tudo dependerá, a princípio, do quanto o mouse se adapta ao tamanho de sua mão e comprimento dos dedos, devolvendo parte do conforto deixado de lado, bem como à necessidade de ativação mais rápida ou mais precisa dos botões.

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Tip

Nesta pegada o objetivo é executar movimentos rápidos, deixando de lado conforto e precisão. A mão fica quase completamente arcada, controlando movimento e cliques apenas pelas pontas dos dedos. Não é a mais comum das pegadas, porém atende com excelência necessidades específicas tanto do Player quanto do game em questão, carece apenas de boa performance ao precisar alterar entre precisão e rapidez em dado momento, por exemplo.
Aos que possuem essa pegada indicamos mouses pequenos e leves, já que sua movimentação exige a menor força possível. Quanto a força de ativação dos switches, dependerá, sempre, da necessidade específica do game e do Player. Há que se considerar que mouses leves, geralmente, possuem cliques leves. Mas há atualmente no mercado uma vasta gama de opções e é possível, sim, encontrar mouses com esse layout e anatomia, mas com botões de maior força de ativação.

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

 

COMPARAÇÃO ENTRE TIPOS DE PEGADA:

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

DPI E TEMPO DE RESPOSTA (POLLING RATE)

Outros recursos importantíssimos, mas que devem ser escolhidos com cautela, são o DPI – Pontos Por Polegada – e o Polling Rate – Taxa de Sondagem/Tempo de Resposta. O DPI – Dots Per Inch – nada mais é do que um padrão que mede a sensibilidade, em pontos por polegada, que o sensor do seu mouse identifica durante os movimentos. Já o Polling Rate – o qual chamaremos de Tempo de Resposta –, medido em Hertz, é uma medida do tempo de resposta entre o envio de informações pelo sensor e o movimento do ponteiro.
A gente sempre tende a achar que “quanto mais, melhor”, não é mesmo? Mas nem sempre é assim. Bora pincelar algumas questões importantes sobre esses dois recursos para deixar vocês afiados na hora da compra.

DPI ou Pontos Por Polegada

Com a pequena informação mostrada acima, temos a impressão de que, quanto mais pontos o mouse detectar, maior a precisão do ponteiro no movimento. O quê ocorre, na verdade, é que, quanto maior o DPI, maior também será a quantidade de pontos por polegada que o sensor do seu mouse indicará para a movimentação do ponteiro na tela. Sendo assim, configurando seu sensor para uma alta sensibilidade (12.000 DPI, por exemplo), com o mais curto dos movimentos, seu mouse lerá uma distância maior. Consequentemente, seu ponteiro se movimentará a uma distância muito maior, na tela, do que se espera com o menor dos movimentos e obviamente o que se ganha é velocidade. Mas e quanto à precisão?
Nesses casos, indicamos aos nossos Players que testem ou busquem testes de sensibilidade do mouse antes de adquirir um monstrinho com 40.000 DPI, por exemplo. É possível que a resolução e o tamanho de sua tela não recebam bem altas sensibilidades, comprometendo a precisão. Assim como telas gigantes podem receber mal uma baixa sensibilidade, reavendo a precisão mas comprometendo a velocidade com o alcance baixíssimo. Equilíbrio é a palavra-chave nessas situações.
Por isso fiquem ligados no tamanho e resolução de suas telas e comparem, sempre que possível, com o DPI oferecido pelo mouse que irão adquirir. É muito comum, hoje em dia, usuários adquirirem um “Ultra Mouse” de 40.000 DPI mas usarem somente 2.000 à 4.000 DPI, o quê, ao nosso ver, é um bom desperdício de dinheiro já que, para oferecer essa alta sensibilidade, um sensor caríssimo é necessário.

Tempo de Resposta ou Polling Rate

O Tempo de Resposta é, basicamente, o tempo que o ponteiro leva para responder, em movimentação, as informações enviadas pelo sensor do mouse durante as movimentações. Nesse caso, não há muito segredo: a maioria dos mouses atuais oferecem diversos perfis de sensibilidade (entre 125 e 2000 MHz) e somente o teste, durante o uso, definirá qual o valor adequado para cada Player.
É importante lembrar que dificilmente você terá necessidades muito específicas ou seu mouse não atenderá o tempo de resposta buscado. Ao comprar o mouse, atente-se para os perfis de Polling Rate oferecidos e simplesmente alterne entre os perfis (através das ferramentas ou botões disponibilizados) e teste, durante a jogatina, qual a frequência que atende as suas necessidades. Assim você já vai adaptando seu estilo de jogo ao periférico, e não o contrário.

BOTÕES, MACROS, LEDS E DEMAIS RECURSOS ADICIONAIS

Bom, além da clássica sensibilidade, anatomia e layout do mouse, temos outros recursos adicionais que podem ser de grande importância ao Player, mas muito específicos. Eles variam desde a quantidade de botões existentes à disponibilidade de configuração de macros; tipo de scroll ao tipo de sensor (laser ou óptico); possuir LED RGB, de cor única ou mesmo nenhum LED. Todas essas funções são diretamente ligadas as exigências e necessidades do usuário, sendo melhor utilizadas em casos específicos.
Um mouse com pegada destra, canhota ou ambidestra só terá grande utilidade àqueles que necessitem dessa função. Um mouse abarrotado de botões servirá, principalmente, para aqueles que precisam de acesso rápido a muitas funções (nem sempre definidas em atalhos nos aplicativos ou jogos, por exemplo). Mouses com anatomia específica para pessoas que possuem alguma deficiência ou utilizem-o de forma não convencional, obviamente, serão melhor utilizados por quem porte determinada deficiência compensada com formato ou disposição de botões, etc.
Logo, aqui não daremos pitaco rs. Vamos deixar os Players à vontade para escolher quais recursos extras serão melhor utilizados 😀 .

COM TANTA INFORMAÇÃO, AFINAL: COMO ESCOLHER O MELHOR MOUSE?

Apesar de tantas opções, é preciso ficar atento. Por mais que existam inúmeras inovações, o quesito mais importante para a compra de um novo mouse ainda é o equilíbrio entre a necessidade e os recursos oferecidos. Em poucas palavras, o mesmo mouse que serve para um jogador de CS:GO pode não ser 100% funcional ao jogador de LoL ou StarCraft II, por exemplo. A quantidade de botões extras de um Corsair Scimitar Pro é extremamente útil para a quantidade de atalhos utilizados nos MMORPG atuais, mas será que serão todos utilizados naquela partida rankeada de DotA 2 ou Fortnite?

Por isso é muito mais importante levantar o máximo de recursos que precisamos do quê, por incrível que pareça, as informações do mouse que iremos adquirir. Somente deste jeito conseguimos economizar aquele suado dinheirinho rs, usufruindo completamente de todos os recursos que o seu periférico oferece!

Chega de lenga-lenga. Vamos deixar abaixo algumas recomendações de marcas e modelos que estão arrebentando no mercado. E não se esqueçam de ficar atentos aos próximos posts, a sessão de autorais terá novas publicações quinzenalmente, nas quintas-feiras. Nos vemos logo, logo 😥 !

PEGADA PALM

Para a pegada Palm indicamos esses dois carinhas aqui: o custo-benefício Cougar Surpassion ST, bastante grande e beeem ergonômico:

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Ou o Corsair Glaive RGB Pro, um pouco mais carinho mas com MUITOS recursos extra, como botões configuráveis e laterais emborrachadas customizáveis:

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn
PEGADA CLAW

Para a pegada Claw, nada melhor do que mouses ergonômicos e compactos. Por isso recomendamos o Cooler Master CM310, para quem busca visual e performance:

 

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Ou o custo-benefício mais vendido da Cougar, o Minos XT (nas cores preto e rosa):

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

PEGADA TIP

Como essa pegada pede mouses leves e compactos, vamos deixar duas opções mais custo-benefício que estão arrebentando: o Redragon MARS M906, com display LCD exclusivo para monitorar configurações

 

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

E o pequeno, mas ágil, Minos X2 da Cougar, com sensor top de linha e perfis de sensibilidade e tempo de resposta de alto nível por um custo baixíssimo

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

RECURSOS EXTRAS E FORMATOS ÚNICOS

Nessa sessão, não seremos específicos. Vamos deixar alguns modelos com recursos extras, quer sejam mais botões, formato específico ou mesmo perfis de DPI e Tempo de Resposta diferenciado.

Para quem procura mais botões, recomendamos o Corsair Scimitar Pro RGB, com 16.000 DPI e incríveis 17 botões configuráveis:

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Agora você que não sabe sua pegada ou quer descobrir qual melhor se adequa a sua jogabilidade, sem ficar vinculado a um único formato de mouse, recomendamos o Cougar 700M EVO, feito de metais de alta qualidade, LED RGB em 3 áreas, botões extras e estrutura 100% customizável:

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn


Conheça a Player ID

A Player ID é uma loja de informática online de gamers, para gamers! Trabalhamos com o melhor  da informática para entusiastas a um ótimo preço – e enviamos para todo Brasil através de uma logística rápida e segura. Confira nossos periféricos, hardwares e acessórios. Temos tudo o que você precisa pra montar aquele PC GAMER!

Você já conhece o gabinete PANZER MAX com painéis mesh e 3 fans inclusos? Confira já!