[VÍDEO] Review: Teclado Mecânico Ducky Shine 6

Se esta é a primeira vez que você vê um review de um teclado mecânico, é bastante provável que você se pergunte os motivos de existirem produtos deste tipo de um valor aparentemente tão alto, no entanto, devo dizer que, como estes da Ducky são feitos por entusiastas para entusiastas, aprender sobre como um teclado


Se esta é a primeira vez que você vê um review de um teclado mecânico, é bastante provável que você se pergunte os motivos de existirem produtos deste tipo de um valor aparentemente tão alto, no entanto, devo dizer que, como estes da Ducky são feitos por entusiastas para entusiastas, aprender sobre como um teclado com uma construção impecável pode ser melhor do que outros pode ser algo valioso.

Já no começo vou tentar responder uma das maiores dúvidas a respeito deste nível de produto que costumo receber: Vale a pena deixar de comprar um teclado de qualidade um pouco mais baixa, como um Corsair, Logitech ou Cooler Master, para comprar um teclado mais caro? Existem duas respostas simples e rápidas: Sim, se você quer um produto feito para durar muito mais oferecendo o máximo possível de qualidade; e não, se você não se importa em ter um produto um pouco inferior, mas com maiores possibilidades de sofrer danos.

Sem mais delongas, vamos a este que é o primeiro review a ser publicado aqui no Blog da Player ID, mostrando que estamos recomeçando com o pé direito depois de um tempo sem muito conteúdo dedicado aos nossos clientes. Hoje você vai conhecer um dos melhores produtos da nossa loja, um dos melhores teclados mecânicos do mundo todo, o Ducky Shine 6.

DESIGN

Embora eu infelizmente nunca tenha testado um Ducky Shine antes, como entusiasta sempre acompanhei os melhores reviewers da comunidade internacional, assim como também o Wetto aqui do Brasil e, sempre que via um review de um produto desta linha ficava maravilhado sobre como a marca conseguia entregar tanta beleza em designs tão simplistas. Acredito eu que talvez fosse mais ligado à qualidade dos produtos que salta aos olhos, mas também pode ser que simplicidade seja uma boa forma de beleza, como vemos nos últimos teclados da Cooler Master, por exemplo.

Uma das diferenças mais sutis no design deste novo modelo é a traseira do case superior, que possui um ângulo com pequenas protuberâncias, uma espécie de relevo uniforme. Particularmente prefiro os modelos antigos, que eram completamente lisos e sem estas apostas em visuais um pouco mais chamativos, mas também não posso dizer isto deixou o teclado feio de alguma forma.

A novidade que provavelmente mais chama a atenção no Shine 6 certamente é a adição de um mouse bungee em sua lateral. O acessório é basicamente uma peça de plástico que pode ser presa tanto na esquerda quanto na direita do teclado que recebe uma haste de borracha, funcionando de maneira praticamente igual aos bungees convencionais. A princípio pensei que isto estragaria o visual do periférico, mas depois vi que ele contribui muito mais para a estética de uma mesa do que contribuiria um acessório adicional, que na maioria das vezes é feio pra caramba.

Os Shines são fabricados em tamanho full-size, pois acompanham o teclado numérico, com teclas de função e navegação. O layout oferecido infelizmente ainda é apenas em ANSI, mas quem sabe um dia veremos alguma opção da Ducky em ABNT2, é só mostrarmos para a marca que o mercado brasileiro tem capacidade de bancar o custo de novas máquinas com os nossos padrões.

A iluminação do teclado é linda, certamente uma das melhores disponíveis no mercado, e é bastante fácil perceber a dedicação da Ducky em oferecer o máximo de qualidade neste quesito, afinal, você já viu alguma outra marca que utiliza 3 LEDs para iluminar a barra de espaço? É claro que isto faz mais sentido nos teclados dela pela utilização de barras personalizadas, mas ainda assim é algo a ser elogiado. Os efeitos de iluminação são 7, variando entre opções reativas e completas, todas configuráveis das mais distintas maneiras, podendo ter aspectos como velocidade e cor modificados por teclas de atalho ou o pelo software do teclado, o qual vamos falar mais tarde, pois este é um assunto um tanto complicado.

Vale lembrar que o Shine 6 também possui uma iluminação lateral, que pode ser modificada pelas teclas FN + F9. Essa iluminação praticamente não é vista se você não olhar para a lateral do teclado, mas é um aspecto que adiciona um pouco mais de beleza ao design do teclado em geral.

Sobre as keycaps, temos o que se conhece como as melhores no mercado de teclados mecânicos, pois elas utilizam plástico PBT e impressão double-shot, um material e método conhecidos por serem os mais resistentes e duráveis. O único problema destas keycaps é que elas não são tão transluzentes quanto os modelos tradicionais, feitos em plástico ABS e impressos à laser, no entanto, pelo considerável aumento em qualidade, é aceitável que a iluminação fique mais aparente na backplate branca do que nas próprias teclas.

Aproveitando que comentei sobre as keycaps, vale lembrar que os Shines costumam acompanhar uma keycap extra com o animal do ano chinês de seu lançamento gravado nelas. A barra padrão do Shine 6 tem apenas alguns pontinhos, algo bastante simples e discreto, mas a que utilizamos nas fotos possui um macaco gravado nela, representando que o produto foi lançado no “Year of the monkey”, nome de uma outra edição especial do Shine 6, que utiliza teclas flutuantes e um design bem mais agressivo.

Uma informação que vale a pena ser passada é que o Shine 6 não possui regulação de altura, mas sim um apoio de borracha que pode ser removido. Para diminuir a altura da parte superior, basta remover os apoios de borracha nas extremidades da traseira, no entanto, não se preocupe quanto a aderência, pois existem outros dois pequenos pedaços de borracha que fazem este trabalho, embora não sejam tão eficientes.

Outra característica que agrada muito a mim e a usuários mais exigentes é o cabo removível, um detalhe que adiciona muito à portabilidade do teclado, principalmente para pessoas que precisam transportar o seu setup de tempos em tempos ou até mesmo para simplesmente limpá-lo, afinal, ao invés de ter que desconectar o Shine 6 do computador, você pode simplesmente desconectar o cabo de sua traseira.

ESPECIFICAÇÕES

Especificações fornecidas pelo fabricante:

  • Modelo: DKSH1608ST
  • Switch: Cherry MX RGB switches
  • LED: LED colorido RGB
  • Material das Keycaps: PBT
  • Impressão das legendas: Double-Shot
  • Dimensões: 450 x 155 x 45 mm
  • Peso: 1.1kg

SOFTWARE

Bom, agora vamos à parte que provavelmente é a mais complicada e polêmica do review, o software do Shine 6.

Quando a Ducky anunciou que o teclado teria suporte à um software os fãs da marca tiveram reações distintas: Alguns comemoraram por finalmente terem este recurso extra, outros reclamaram pelo anuncio de que o software só funcionaria para o Shine 6, sendo que os componentes utilizados em modelos anteriores deveriam permitir este recurso, principalmente o One TKL RGB, que utiliza a mesma controladora do Shine 6.

É claro que podemos entender plenamente ambas as posições quanto a este assunto, mas também não podemos condenar a Ducky por fazer uma escolha que valorize o marketing do Shine 6, mesmo que pessoalmente eu adoraria ver um software para os antigos teclados da marca.

Agora vamos a outro ponto um tanto polêmico: O fato do software do Shine 6 ser parecido com o que a Cooler Master disponibiliza para seus teclados RGB, o que é ainda mais estranho quando vemos que o teclado utiliza a mesma controladora dos últimos modelos RGB da linha MasterKeys. As explicações mais prováveis para isto são duas: A desenvolvedora do software é a mesma e ela fez uma versão piorada para a Ducky ou o software é baseado em um Framework e a Ducky não soube programa-lo muito bem.

É claro que isto não afeta em nada na qualidade do Shine 6, mas particularmente eu preferia ver um software melhor sendo entregue aos consumidores já que este é um pedido antigo dos fãs da Ducky.

Passando para as explicações a respeito do funcionamento do software, ele é bastante simples e objetivo como o da Cooler Master. Na primeira aba temos as configurações de iluminação, onde é possível alternar entre os modos, configurar iluminações por zona (algo que é muito útil para quem gosta), alternar entre profiles, cores em uma paleta completa, velocidade e direção de animação.

Na segunda aba você pode importar e exportar Perfis de iluminação, algo que pode ser bastante útil se você tiver um amigo com um Shine 6 e quiser trocar modos de iluminações configurados com ele, mas o recurso não vai além disto.

Na terceira e última aba você pode verificar a versão do firmware e do software do teclado.

As críticas em relação a este software são: A falta de uma área para configurar macros, pois elas são bastante completas e complexas no Shine 6, o que pode tornar a tarefa de cria-las manualmente algo difícil para usuários iniciantes e, principalmente, o amadorismo no design deste software, que pode até ser bem organizado, mas é feio pra caramba, principalmente pelas cores não combinarem nada com a identidade visual colorida e bastante voltada para o azul que a Ducky vem adotando em seus produtos.

Sinceramente acho que o software poderia ser melhor sim, mas ao menos podemos ver que a Ducky já tem o intuito de começar a investir nisto, o que é excelente, portanto, acho que o Shine 6 só tem a ganhar com este software, mesmo que ele não seja muito bonito.

CONSTRUÇÃO INTERNA

Bom, agora vamos a uma das partes mais importantes e também mais esperadas desse review: a construção interna. Aqui vamos conferir os componentes internos do teclado que são responsáveis por seu funcionamento e que ditam o quão durável ele pode ser.

Como todo teclado sem teclas flutuantes, o case do Shine 6 esconde uma backplate, que neste caso e na maioria dos teclados RGB é uma branca de metal, o que ajuda muito a espalhar e melhorar a iluminação do periférico.

O conector da PCB é muito bem soldado e seguro, assim como a sua saída micro-USB do cabo removível, que é muito bem feito e bem preso no case inferior.

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Os LEDs do teclado são modelos SMD de qualidade, todos muito bem soldados e com um brilho excelente.

Os LEDs da iluminação lateral são modelos comuns, que certamente não possuem tanta qualidade quanto os SMD, mas são o bastante para o seu propósito.

A MCU do Shine 6 é uma Holtek HT32F1654 de 32-bit ARM Cortex-M3, a mesma utilizada nos teclados RGB da nova linha MasterKeys da Cooler Master e também do Ducky One TKL RGB. Essa controladora permite até 5 perfis e 75 macros, assim como uma iluminação RGB completa com um espectro de 16,8 milhões de cores.

Vale lembrar que o teclado também possui o chamado DIP Switch, que serve para oferecer ao usuário a possibilidade de escolher a posição da tecla FN, assim como também escolher entre os modos de anti-ghosting  NKRO e 6KRO, pois alguns sistemas operacionais não suportam a tecnologia NKRO.

Como esperado, as soldas do teclado são absurdamente bem feitas, todas bem aparadas, nenhuma com um mínimo sinal de queima e até mesmo resíduos de limpeza são difíceis de encontrar.

Nesta sessão que podemos justificar todos os elogios que disparamos à Ducky, afinal, nenhuma outra marca tem uma preocupação tão grande em oferecer o máximo de qualidade e capricho em sua construção. Vale lembrar que a Ducky é uma das poucas marcas do mercado internacional que fabrica seus próprios produtos.

DESEMPENHO

Boa parte da experiência de um teclado está bastante ligada aos seus switches, afinal, são eles que fazem o contato direto do usuário com o periférico, portanto, esse é basicamente o motivo que faz muitos usuários pensarem que um teclado High End com um preço mais elevado simplesmente não vale a pena, mas se você é um destes usuários, você está enganado.

O investimento em um teclado caro como o Shine 6 lhe garante muito mais que um switch de qualidade absurda como um Cherry, ele também oferece uma construção feita em um material mais resistente, uma PCB com componentes de qualidade bem soldados (o que você dificilmente vê em teclados baratos) e a garantia de que você terá um produto de qualidade por muitos anos. É óbvio que todo produto pode ter algum erro em sua fabricação e apresentar problemas antes do comum, mas com a Ducky isto é muito difícil acontecer.

Falando especificamente sobre o bungee, devo dizer que ele me surpreendeu, pois não pensei que ele seria tão útil quanto um acessório convencional deste tipo. Dependendo da posição em que utiliza o pad e o mouse você terá que girá-lo para não atrapalhar a transição da mão do mouse para o teclado, porque sim, eu demorei alguns dias até me acostumar com a existência de uma haste no meio do caminho. Outro aspecto que deve ser levado em consideração é que, devido ao acessório ficar ao lado do mouse e não atrás dele, o fio pode escapar de vez em quando, principalmente se ele for protegido por nylon, que escorrega ainda mais fácil na borracha. Realizando testes com o Secret M percebi que é um tanto mais difícil que estes desprendimentos aconteçam com um cabo de borracha.

A melhor parte de ter um bungee acoplado ao teclado é que eu finalmente posso me livrar da maldita gambiarra que fiz com uma fita para não ter que comprar um mouse bungee que ocuparia mais espaço na minha mesa. Agora meu setup está mais bonito e continuo não ocupando mais espaços desnecessários com ele.

Os switches do Shine 6 são fabricados pela alemã Cherry, conhecida mundialmente como uma das melhores marcas de interruptores para teclados mecânicos. Um dos principais motivos da “fama” da marca está relacionada ao controle de qualidade rigoroso pelo qual passam seus produtos. O modelo que recebemos para testes neste teclado são Cherry MX Brown, que possuem uma leve sensação tátil e uma resistência baixa, o que garante um conforto maior especialmente para quem escreve bastante como eu. Você pode encontrar o Shine 6 com modelos de switch Silver e Red na Player ID.

Como dito na sessão de construção interna, o teclado possui um sistema de switches em sua traseira que permitem ao usuário escolher onde fica posicionada a tecla FN, assim como se o sistema de anti-ghosting é NKRO ou 6KRO, pois alguns sistemas operacionais não suportam as necessidades do NKRO. Abaixo você pode ver um esquema explicativo presente no manual do Shine 6.

VEREDITO

Vale sempre a pena repetir: O Shine 6 é um teclado feito por entusiastas para entusiastas, portanto, se você quer um teclado que é desenvolvido justamente para agradar os consumidores mais exigentes, tendo em sua casa um dos produtos mais bem feitos do mercado internacional, não há dúvidas que este será um investimento muito bem feito para você. Sim, existem outros teclados de qualidade semelhante ou até melhores que este, mas você teria que desembolsar taxas de importação, pois eles não são encontrados em nosso país.

Decidir se vale a pena deixar de pagar por um Shine 5 investindo um pouco mais por um teclado com um mouse bungee, software e um novo design é uma escolha sua, mas particularmente acho que você não economizaria tão pouco para deixar de ter essas novidades, não é mesmo?

As inovações trazidas do Shine 5 para este novo teclado da Ducky podem parecer poucas, mas elas certamente são expressivas e, assim como já aconteceu antes com outras tendências criadas pela marca, em breve outras empresas populares do ramo de teclados mecânicos também vão anunciar seus teclados com mouse bungee. A Taiwanesa é conhecida por inspirar diversas grandes marcas do mundo, e você pode apostar que este será mais um produto dela que mudará o mercado.

A única loja que vende o Ducky Shine 6 aqui no Brasil é a Player ID, onde atualmente você encontra um desconto de 10% no teclado, baixando seu preço para R$898,88, um valor mais que aceitável para um teclado de tamanha qualidade. Clique aqui para ver o Shine 6 em nossa loja.