Quais são atualmente os melhores jogos MOBA?

O cenário de e-Sports se desenvolve em um ritmo acelerado, e, por isso, os games estão se popularizando muito. Entre os formatos que mais atraem esse público estão os jogos MOBA, nos quais duas equipes de 5 jogadores se enfrentam com a intenção de acabar com a base do inimigo. Porém, com tantas opções por aí, fica difícil escolher qual o


O cenário de e-Sports se desenvolve em um ritmo acelerado, e, por isso, os games estão se popularizando muito. Entre os formatos que mais atraem esse público estão os jogos MOBA, nos quais duas equipes de 5 jogadores se enfrentam com a intenção de acabar com a base do inimigo.

Porém, com tantas opções por aí, fica difícil escolher qual o melhor título. E é por isso que desenvolvemos este post com os melhores jogos MOBA da atualidade. Dá uma pausa aí e boa leitura!

Dota 2

Considerado o pai dos MOBAs, o primeiro Dota foi criado a partir de um MOD de Warcraft 3, até que a desenvolvedora de jogos Valve colocou para frente o projeto do Dota 2, — um dos mais conhecidos e, para muitos, o jogo do estilo na atualidade.

O tempo médio de uma partida de Dota 2 beira os 50 minutos, mas existem vários casos de partidas que duraram horas e horas. O recorde atual é de 5 horas e 3 minutos.

Para os jogadores iniciantes, é possível aprender sobre o game com as guias que aparecem durante as partidas. Mas, mesmo assim, Dota 2 é um dos MOBAs mais complexos e exige uma boa prática para poder vencer.

E sabia que dá pra viver de Dota 2? Pois é! Se você for bom no game, existe a chance de ganhar uma bolada nos campeonatos mundo afora. Os 6 maiores valores de premiação já pagos na história dos e-sports foram em eventos de Dota 2.

League of Legends

O maior fenômeno no mundo dos MOBAs é — sem dúvidas — League of Legends, ou LoL. O game conquistou uma popularidade gigantesca nos últimos anos, justamente por ser bem semelhante ao Dota 2, mas com o diferencial de ser gratuito.

As partidas de LoL duram em média de 30 minutos e, apesar de não ter um tutorial mais detalhado, não é difícil de encontrar vídeos explicando o funcionamento do game. A própria desenvolvedora Riot Games possui um canal específico para passar as formas de jogar.

Vale ressaltar que o público brasileiro abraçou o game e, por causa disso, aconteceram momentos marcantes e finais emocionantes de CBLoL — Campeonato Brasileiro de League of Legends — em arenas esportivas no Brasil.

Heroes of the Storm

Lançado em 2015, o caçula dos melhores jogos MOBA foi lançado pela Blizzard. Ele surgiu tentando mudar um pouco o conceito fechado dos MOBAs, que sempre seguem uma orientação tradicional dos mapas e dos personagens. Em HotS existem 10 mapas diferentes para travar as batalhas, e cada mapa tem objetivos e mecânicas diferentes.

Uma boa ideia da Blizzard foi colocar como heróis do jogo os personagens já consagrados, vindos de outras franquias da desenvolvedora. Em HotS é possível jogar com personagens de Diablo, Warcraft, StarCraft e Overwatch.

Jogadores iniciantes conseguem aprender rapidamente as funcionalidades do jogo utilizando os tutoriais e os modos de teste para aprender as habilidades dos heróis.

O melhor dos jogos estilo MOBA?

A resposta para essa pergunta depende muito do gosto de cada um. Se você preferir ter mais personagens para usar e mais facilidade de fazer equipes, LoL é a melhor pedida. Se a ideia diferente de HotS, com mais opções de mapas te atrair, ele é uma boa opção. Mas se quiser se desenvolver no game mais tradicional dos MOBAs, Dota 2 é para você.

Gostou do post? Então, que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais para que seus amigos e mais pessoas possam ler e discutir quais são os melhores jogos MOBA do momento?