5 passos pra começar no E-Sports!!!

É notório o crescimento do E-Sport, tanto no Brasil quanto no mundo. Então pra você que almeja entrar nesse mundo dos sonhos, saiba que nem tudo é tão fácil como parece e pra lhe ajudar vamos listar 5 passos básicos pra lhe ajudar a se sair bem e começar a fazer seu nome no E-Sport:  Passo


É notório o crescimento do E-Sport, tanto no Brasil quanto no mundo. Então pra você que almeja entrar nesse mundo dos sonhos, saiba que nem tudo é tão fácil como parece e pra lhe ajudar vamos listar 5 passos básicos pra lhe ajudar a se sair bem e começar a fazer seu nome no E-Sport:

 Passo 1: Conheça bem o game que você quer jogar!

Parece uma coisa desnecessária de se falar, mas é muito mais comum do que se pensa vermos players que acabaram de entrar e conhecer o game tentando entrar em times ou jogar competitivamente. Seja FPS, MOBA ou qualquer outro E-Sport, conhecer o game, as figuras importantes do cenário (no Brasil e no mundo) suas próprias limitações e até onde você pode ir é o mínimo que se espera de um postulante a jogador profissional. 

 Passo 2: Defina metas e objetivos de forma realista e clara!


Agora que você já conhece o seu game e conhece o mínimo  necessário sobre o cenário que você pretende atuar é hora de definir onde você pretende chegar.
Não adianta você começar agora sua caminhada como profissional e ter como objetivo imediato ganhar o CBLOL ou a Liga Pró da Gamers Club. Defina objetivos ousados, mas que sejam realistas e possíveis. Procure torneios amadores, campeonatos menores ou algo que esteja de acordo com o tamanho da sua experiência. Todo cenário de E-Sports tem o chamamos de “escadinha” e na maioria absoluta dos casos de sucesso, cada degrau deve ser conquistado aos poucos.

 Passo 3: Procure pessoas com o mesmo objetivo que o seu!


Se seu E-Sport preferido (como a maioria) é jogado em time, tenha o máximo possível de certeza que você está acompanhado de pessoas que tem os mesmos objetivos que você.
Não adianta muito você ter um sonho, traçar sua meta se seus companheiros ou companheiras não estiverem na mesma sintonia ou com o mesmo foco.  Quando todos tem um objetivo em comum é muito mais fácil de alcançar esse objetivo.

 Passo 4: Treine duro, se dedique!


Essa é a parte principal e que faz a diferença para 99% dos jogadores profissionais. Assim como qualquer esporte habitual, quando você escolhe ser um jogador profissional você deve estar ciente que você deve se dedicar o máximo possível a ele, buscar melhorias a cada dia.  Não é difícil encontrar na internet canais especializados em lhe ensinar desde os conceitos básicos até jogadas mais complexas e como ninguém nasce sabendo, é preciso treinar para que o chamamos de “memória muscular” esteja afiada ao ponto de não existir praticamente tempo de intervalo  entre você pensar e executar uma ação com perfeição.

 Passo 5: Tenha uma boa imagem perante a comunidade!


Seja na hora de convidar aquele cara que “acaba com o joguinho” ou mesmo na hora de tentar um pedido de patrocínio, ter um bom relacionamento com seus companheiros e uma boa imagem na comunidade pode ser o fator decisivo entre um sim ou não! Lembre-se por melhor que você seja, ninguém gosta de jogador chato, que reclama de tudo e (ou) que tem dificuldades de se controlar emocionalmente! Existe até um termo pra esse tipo de jogador:  O Tóxico!

Com esses cinco passos em mente, você provavelmente terá maiores chances de sucesso como um cyber atleta, mas lembre-se essa é uma caminhada longa e você não será o melhor jogador apenas por conta do seu mouse ou teclado esses você pode comprar, Habilidade e disciplina não!. Então como bônus, o sexto e mais importante passo para ser um jogador profissional é: Tenha paciência e acima de tudo, não desista!