Qual é o DPI ideal para o meu mouse?

Como saber o DPI do Mouse DPI do Mouse. Uma das dúvidas mais comuns que usuários que estão começando a entender sobre periféricos, em especial sobre mouses, é se existe uma faixa de DPI ideal para jogar, principalmente em jogos que exigem uma precisão maior, como os de tiro em primeira pessoa (FPS). Existe uma


Como saber o DPI do Mouse

DPI do Mouse. Uma das dúvidas mais comuns que usuários que estão começando a entender sobre periféricos, em especial sobre mouses, é se existe uma faixa de DPI ideal para jogar, principalmente em jogos que exigem uma precisão maior, como os de tiro em primeira pessoa (FPS).

Existe uma série de fatores que influenciam no quão preciso um mouse pode ser e uma das principais variáveis é a implementação do seu sensor, por isto que alguns podem até utilizar o mesmo modelo de sensor, mas terem desempenhos completamente diferentes, como o mouse PMW3310 utilizado nos mouses da Zowie, que têm um Lift-off Distance (LOD) absurdamente menor do que os mouses da Ducky, que utilizam o mesmo componente.

dpi do mouse
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Leia também: Afinal, mouse gamer dá skill?

A precisão de sensores em diferentes faixas de DPI

Uma das poucas características que dificilmente mudam de uma implementação para a outra é a precisão de determinadas faixas de DPI do mouse, então, a não ser que um sensor seja absurdamente mal implementado, a tendência é que faixas de DPI do mouse se tornem cada vez mais imprecisas conforme aumentam, podendo variar de acordo com as capacidades de cada modelo.

Um bom exemplo que podemos utilizar é o PMW3389 do Razer DeathAdder Elite, considerado como um dos melhores sensores do mundo. Ele suporta uma resolução máxima nativa de até 16000 DPI, no entanto, conforme aumentamos os valores a precisão cai. Utilizando o mouse em faixas de DPI abaixo de uma média de 8000 podemos dizer que o sensor é bastante preciso e consistente, no entanto, quando passamos deste limite a qualidade do rastreio cai exponencialmente.

dpi mouse
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn
Testes de jitter e prediction no Razer DeathAdder Elite em 5000DPI

Para termos um bom parâmetro de comparação podemos utilizar o PMW3310 novamente em outro exemplo. Este sensor tem uma resolução máxima nativa de 5000DPI e todos sabemos que ele é considerado um modelo excelente, pois é utilizado nos mouses da Zowie, que é referência em qualidade nos e-sports. No entanto, se utilizado em faixas acima de 3200DPI, o PMW3310 perde muita consistência e precisão, sofrendo com problemas de jitter principalmente, o que podemos ver no Ducky Secret em 5000DPI. É exatamente por isto que a Zowie só permite faixas de até 3200DPI em seus mouses.

como saber o dpi do mouse
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn
Testes de jitter e prediction no Ducky Secret M em 5000DPI

Leia também: Mouse com Button Response Time alto é ruim?

A evolução do sensores

É bastante comum vermos usuários apontando a pouca diferença de precisão que sensores topos de linha possuem em relação a outros, no entanto, isto é facilmente explicado pela estagnação do mercado na produção de novos modelos, afinal, até sensores mais baratos como um PMW3330 já são capazes de oferecer uma precisão excelente em faixas de DPI convencionais. É exatamente aqui que percebemos no que os sensores ainda podem e devem evoluir: DPIs mais altas.

Um dos motivos para novos sensores estarem melhorando cada vez mais em DPIs altas é justamente a evolução da resolução de monitores, afinal, não é tão interessante utilizar 800DPI em um monitor 4K quanto é em um monitor Full-HD, pois a quantidade de pixels na tela é muito maior, o que faz com que o cursor se mova em uma velocidade mais lenta.

dpi
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn
Sensor PMW3330 do MasterMouse S

Por que não utilizar menos de 800DPI?

O principal motivo para você não utilizar faixas de DPI abaixo de 800, como a de 400 que geralmente vemos nativamente implementada, é porque você provavelmente vai sofrer com o famoso “pixel skipping”, que muitas vezes é relacionado com a baixa capacidade do sensor em registrar altas velocidades,  mas também pode ser constatado em velocidades baixas demais.

Quando o seu sensor está trabalhando em 400DPI, ele literalmente está registrando 400 pontos a cada polegada que percorre. Quanto maior for a sensibilidade utilizada nas configurações de um jogo, mais você estará forçando uma distância maior para estes poucos 400 pontos, ou seja, o espaço entre cada ponto registrado fica maior de acordo com o quanto você aumenta a sensibilidade, causando o pixel skipping e destruindo a sua precisão em movimentos pequenos.

O efeito pode ser visto no vídeo abaixo, embora a explicação do autor não esteja tão precisa…

Leia também: O que significa IPS ou G em mouses?

Mas então, qual faixa de DPI devo usar no meu mouse?

É bastante difícil dizer qual é a melhor faixa de DPI do mouse sem realizar alguns testes nele, no entanto, se você prefere não procurar reviews técnicos sobre ele, o que podemos garantir é que qualquer sensor com o mínimo de qualidade nos dias de hoje precisa oferecer o máximo possível de precisão entre 800 e 3200DPI no mínimo. Se você utiliza um monitor Full-HD, dificilmente você vai precisar mais do que isto.

Caso você ache que 3200DPI ainda é muito pouco para você utilizar em jogos sugiro que você aumente a sua sensibilidade nas configurações do jogo em questão, pois, se você não souber se o sensor do seu mouse oferece o máximo de precisão acima disto, é melhor não arriscar.